Após 13 anos de Caruru aqui na Casa Mestre Ananias pudemos nesse ano de 2019 fazer a Reza para São Cosme Damião.
Dona Rosália veio de Acupe / BA e, pela primeira vez em São Paulo, abriu nosso festejo puxando a Reza para os protetores das crianças. Um gesto amoroso, repleto de humildade que fez muita gente chorar e refletir sobre um jeito mais calmo, fraterno e menos ambicioso de viver e que as gerações mais antigas, sabiam bem.
Os "Naníacos", grupo de teatro das crianças, se divertem e ao mesmo tempo afirmam o protagonismo daquilo que aprendem aqui, brincando em suas aulas diárias. Mais uma lição para nossa geração
Se preparam desde o início do ano para uma das mais importantes Festas da Casa, o Caruru de São Cosme Damião.
Semana anterior à Festa, a Esmola Cantada nas ruas do Bixiga despertou a curiosidade da vizinhança e envolveu muitas famílias em um gesto de doação, fraternidade, espírito comunitário, entre tantas outras qualidades de valores. Da Igreja da Achiropita ao Terreiro do Pai Francisco, visitamos as benzedeiras Dona Inácia e Tia Eliza, além de várias casas de pessoas simples e de coração aberto. Fica nossa gratidão aos que abriram suas portas e nos receberam tão bem.
O Caruru é marcado pela mesa farta, mas sobretudo pelo processo coletivo de como tudo é preparado. Desde os ingredientes que vem da Bahia, trazido pelas Sambadeiras, a doação do azeite e de todo o necessário para que essa Festa aconteça. As Mestras, Joanice e Dona Zilda, se encarregam de tudo e dão as coordenadas para que tudo aconteça na mais plena harmonia... Por essa e por outras, que ser Sambadeira não basta apenas sacudir o esqueleto. Há muito segredo por traz do que se vê!
Um bom Samba de Roda nasce muito antes da vontade de Sambar. Para isso temos que ter paciência, esperar, procurar saber mais e mostrar menos. O tempo traz o que as redes sociais não podem promover.
Fica nossa gratidão a cada um que se doou, mas sobretudo, às nossas Mestras e Mestres de Acupe que pelo 5º ano consecutivo nos fortalece m e nos mantém ativos para perpetuar o legado confiado.
Viva São Cosme Damião, nossas crianças e o Samba de Roda que nos liga aos que nos antecedem!
fotos: Zé Amaral / Giu de Luca / João Brás
Nenhum comentário:
Postar um comentário