segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

TONS DE MACHETE - CICLO DE OFICINAS





Para a Oficina desse ano de 2020 teremos conosco Seu Aurino de Maracangalha / BA, um dos últimos violeiros de uma geração que resguarda segredos preciosos do Samba de Roda do Recôncavo da Bahia.










E para sambar fazendo jus à "prima dessa viola envenenada", tivemos que convidar quem também carrega dentro de si o mesmo tesouro, Dona Nicinha de Santo Amaro da Purificação / BA.

Você que toca instrumento de corda e se interessa pelas origens do Samba, tem a chance de entrar no túnel do tempo. É ter contato direto com os detentores desse conhecimento que, em alguns anos, será absolutamente transformado pela modernidade e necessidades dos novos tempos.  

João da Viola e Mestres Vavá e Vivi (Sto Amaro da Purificação / BA)

O conteúdo do vídeo é um pequeno trecho da pesquisa de Tiago de Oliveira Pinto, pesquisador que na década de 80 fez um dos raros registros de pesquisa do Samba do Recôncavo da Bahia. No caso o olhar estava atento à Viola Machete.



Através do trabalho da pesquisadora Nina Graeff esse material inédito será disponibilizado através da internet. São gravações em áudio e vídeo do Samba Chula, toques da viola Machete, além de cenas com Dona Nicinha, moça na época, dentro do Candomblé em Santo Amaro.




Durante a semana, entre os dias 04 e 08 de fevereiro de 2020, teremos a oportunidade para desvendar os segredos da VIOLA MACHETE no tom do Samba de Roda do Recôncavo da Bahia. Em forma de prosa, oficina e muito Samba ficará evidente que a Viola está para o Samba, assim como o Berimbau está para a Capoeira!
          
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
presença das Mestras Sambadeira e pesquisadora e o Mestre Violeiro

Dia 04/fev as 19h - 1ª Roda de Capoeira da Casa com a presença de Dona Nicinha e Seu Aurino. Faremos um Samba para abrir com chave de ouro nossas Rodas.

Dia 05/fev as 19h30 - Sesc CPF TONS DE MACHETE - Recuperação de técnicas da Viola Machete no Samba do Recôncavo Baiano. Será apresentado o material pela pesquisadora Nina Graeff, responsável pela iniciativa que vai mediar o diálogo sobre o material. 

Dia 06/fev as 19h - A VII Oficina de Samba de Viola Machete da Casa Mestre Ananias com o grupo Garoa do Recôncavo. Inscrições pelo email casamestreananias@gmail.com vagas limitadas

Dia 08/fev 

Fotos Gabriel Borba / Uendel Galter

Nenhum comentário: