quarta-feira, 26 de março de 2008

RETRATOS DO BRASIL

Fotos: Brígida Rodrigues "Dilua"

A cirandeira Lia de Itamaracá, feliz pelo convite da produtora musical Flávia Santos para conhecer a Casa Mestre Ananias em 09 de março.


Mestre Ananias, muito samba no pé (sentados no banco Candi e o sorridente André).

A aniversariante Flávia Santos e sua filha Vitória (à esquerda), com Mestre Ananias e os ilustres músicos convidados.

quinta-feira, 20 de março de 2008

SEBASTIÃO BIANO, O ARTESÃO DOS PÍFANOS

Foto: Brígida Rodrigues "Dilua"
Informe: Carlos Primo

O músico Sebastião Biano começou a tocar pífanos com 5 anos de idade. Do seu talento e de Benedito Biano, seu irmão, formou-se a Banda de Pífanos de Caruaru. A aventura dos irmãos Biano pela música iniciou-se quando em 1924 o pai deu às crianças o primeiro pífano, feito por um profissional. Este presente do pai foi o modelo para o primeiro pífano que Sebastião fabricou.
Hoje aos 88 anos de idade, Sebastião mostra na foto o pífano que continua desde então fabricando artesanalmente com taquara de bambu. O seu dom para a música possibilita que Sebastião construa perfeitos instrumentos sem ter aprendido a ler partituras.
Além dos pífanos que utiliza na banda, Sebastião também os produz em pequena escala para comercializá-los com qualquer interessado.
"Tem muitas outras, mas somos a original", disse o sobrinho João Biano (o tocador de zabumba na banda) na festa de Flávia Santos em 09 de março.

quarta-feira, 12 de março de 2008

CIRANDA DE LIA E BANDA DE PÍFANOS DE CARUARU NA BELA VISTA

No centro da ciranda o músico Dinho Nascimento, do Projeto Treme Terra, sediado no Morro do Querosene (São Paulo)

Foto: Brígida Rodrigues "DiLua"
Informe: Carlos Primo

Mestre Ananias recebeu a todos com muita cordialidade e alegria no dia 09 de março, num belo domingo à noite. O aniversário de 33 anos de Flávia Santos, nossa irmã de capoeira, trouxe muita vibração ao nosso espaço. As presenças ilustres da Banda de Pífanos de Caruaru e da cirandeira Lia de Itamaracá, representantes autênticos das nossas tradições nordestinas, prestigiaram Flávia e o importante trabalho que Mestre Ananias realiza em São Paulo.
O espaço da capoeira virou salão de baile. Era impossível ficar parado ao som dos músicos de Caruaru, que tocavam seus instrumentos com toda energia e entusiasmo. Um dos momentos marcantes foi este retratado na foto, onde cantávamos e dançávamos em homenagem à mais famosa das cirandeiras, Lia, da ilha de Itamaracá.
O delicioso vatapá preparado pela aluna Sakura motivou elogios por seus dotes culinários. Cervejinhas (bebidas com moderação) e refrigerantes refrescaram os convidados nesse domingo quente, repleto de calor humano.
O maracatu do Baque Lua Cris, de Bragança Paulista, foi responsável por muito barulho e vibração no encerramento da festa.
Nossos parabéns à amiga Flávia, continue sempre com essa alegria, perseverança e simplicidade.
Ficamos honrados com a presença de todos!

quarta-feira, 5 de março de 2008

A CASA É SUA, CAPOEIRA!

Tenho 83 anos. Nasci em São Félix, na Bahia. Em 1953, vim para São Paulo, depois de uma temporada em Salvador. Em São Paulo, já morei no bairro do Ipiranga, Itaquera e no Taboão. Agora moro em Cidade Tiradentes e às 7h30 da noite, nas terças-feiras, estou no bairro da Bela Vista para comandar a roda de capoeira que acontece toda semana em minha casa.
As portas da Conselheiro Ramalho, 945 estão abertas a todos os capoeiras. Aqui a roda pega no breu!