segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A RIQUEZA DA CULTURA DO JEQUITINHONHA COM O MÚSICO E ATOR INIMAR DOS REIS

Muitas palmas para a cultura popular do Jequitinhonha!

Fotos: Brígida Rodrigues - Di Lua

Informe: Carlos Primo


A animação da oficina cultural com o grupo Folias e Folguedos envolveu a todos na Casa Mestre Ananias na segunda, dia 18 de agosto. O grupo foi criado por Inimar dos Reis (na foto ao lado) em 1998 e, em um ambiente bem descontraído e divertido, compartilhou conosco as músicas, as histórias e as brincadeiras de roda do Vale do Rio Jequitinhonha. O rio percorre terras em Minas Gerais e Bahia e é fonte de vida e inspiração para a manifestação artística popular. A apresentação faz parte do projeto Saberes do Brasil.

Liderados por Inimar, Folias e Folguedos esteve presente na Casa Mestre Ananias com Joselito Macedo, conhecido como "O Astro da Sanfona", com os percussionistas Cesar Man e Fernando Boi, e o violeiro Léo Doktorczyk. O grupo foi criado por Inimar dos Reis na cidade de Cotia (o artista está radicado em São Paulo atualmente).

"Nosso objetivo é chamar a atenção e divulgar a cultura do Vale do Jequitinhonha, por meio de um espetáculo que traga uma vivência das antigas tradições", diz Inimar. Nascido no município de Jequitinhonha (MG), Inimar vem de família de folcloristas (neto de violeiro e sanfoneiro) e realiza um trabalho itinerante. "Vou até a fonte, bebo, faço uma releitura, sempre mantendo a autenticidade", explica Inimar sobre a pesquisa e a preservação dos costumes da cultura regional.

As músicas, brincadeiras e "causos" contados renderam a aprovação de Mestre Ananias, que esteve alegre e bem disposto, fazendo inclusive um elogio à perícia de Joselito Macedo com a sanfona.

Inimar fez todo mundo entrar na roda, cantando e participando em conjunto de um improviso de versos. "Brincando, alegra a alma, eleva o espírito e a gente fica mais criativo".

A descontração é também uma forma de passar uma mensagem importante, como esclarece Inimar: "Estão acabando com as nascentes dos rios, nossas comunidades ribeirinhas são exploradas". Ele afirma também que os "gringos" compravam o artesanato do Jequitinhonha a preço de banana", mas agora o trabalho do Folias e Folguedos, junto ao de outros artistas, tem colaborado para minimizar estes problemas.

O público unido aos artistas numa animada roda de versos e improvisos

A Casa Mestre Ananias está sempre de portas abertas para iniciativas que valorizem a cultura popular brasileira. Saudações aos músicos, artesãos e aos trabalhadores que vivem em harmonia com o rio Jequitinhonha e a natureza!

2 comentários:

submarina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
submarina disse...

viva a cultura do nosso povo clap clap clap...foi bem massa!!!