segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O TORÉ DOS PANKARARU E O CONTATO COM OS ENCANTADOS

Fotos: Brígida Rodrigues "Di Lua"
Informe: Carlos Primo Vaz


Nesta noite de 20 de outubro, a Casa Mestre Ananias recebeu os índios Pankararu, que vieram até o Bixiga para celebrar um importante ritual, a dança do Toré. Esta apresentação faz parte da programação cultural Saberes do Brasil. Os praiás (acima, na foto), são as manifestações materializadas dos Encantados, com os indígenas caracterizados com vestimentas e máscaras rituais confeccionadas de caroá, planta encontrada na Caatinga.







Dora Pankararu, pedagoga de 33 anos, exibiu um vídeo que tratava da identidade indígena e do racismo na sociedade. Ela também apresentou alguns instrumentos musicais utilizados no Toré. Dora vive na comunidade do Real Park, em São Paulo, onde residem centenas de membros de sua etnia. O Real Park foi o primeiro lugar escolhido pelos migrantes indígenas na capital, ao chegarem de Pernambuco nos anos 50. Dora Pankararu é diretora da Associação Indígena SOS Pankararu, sediada na Zona Sul paulistana e instituída legalmente em 1994. A entidade é importante instrumento na manutenção da cultura e na defesa dos interesses dos Pankararu do Real Park.









O índígena brasileiro preserva valores fundamentais para desenvolvermos uma sociedade equilibrada, na qual o respeito à natureza deve estar em primeiro lugar. A presença dos Pankararu na Casa Mestre Ananias gerou uma forte vibração e é motivo de honra para todos nós. Parabéns, povo Pankararu!

Um comentário:

Jayanne disse...

Eu Jayanne Sou de origem indigena da Aldeia Karapotó e acho que esse toré dor encantados deveria ser guardado en segredo esseé o meu ponto de vista como índia