Texto: Carlos Primo Vaz
A Casa Mestre Ananias hospedou mais uma ótima oficina cultural do Projeto Cultural "Saberes do Brasil" na noite de 3 de novembro. O baú com bonecos e a barraca de pano de mestre Valdeck de Garanhuns foram os apetrechos necessários para a divertir o público. O Coroné, a Quitéria, o cabo Setenta, o sanfoneiro Zé de Duda, o capataz Simão e até mesmo o Diabo ganharam vida nas mãos habilidosas de Valdeck.
Além de brincar com os bonecos, Valdeck também os faz. "O bonequeiro faz boneco, o mamulengueiro brinca com eles, sem ter de construí-los", diz Valdeck.
A apresentação do teatro de bonecos contou com o acompanhamento musical dos capoeiras Candi, Ferreira e Minhoca, enriquecendo o espetáculo. O teatro de mamulengo pode acontecer com ou sem músicos, mas certamente a interação de Valdeck com eles foi um ingrediente a mais para entreter o público.
O mamulengo encontra suas raízes em Pernambuco, terra natal de Valdeck, e é uma arte popular de grande expressão no Nordeste. Valdeck afirma ter em sua coleção bonecos feitos há 100 anos. "Todo mamulengueiro tem bonecos de várias pessoas". Valdeck citou como referência o trabalho dos antigos mestres Pedro Boca Rica, Sólon e Saúba.
Foi diversão para todas as idades. Toda a criançada, jovens e adultos de todas as idades entraram na brincadeira. Mestre Ananias também entrou no enredo e nos diálogos dos bonecos. Estava bem disposto, alegre e sorridente nessa noite animada.
O Projeto Cultural "Saberes do Brasil" tem o patrocínio da Redecard, que viabiliza as apresentações realizadas no restaurante Brasil a Gosto e as oficinas culturais na Casa Mestre Ananias. Ficamos gratos por participar deste projeto tão especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário