sexta-feira, 18 de abril de 2008

O SAMBA CHULA DO RECÔNCAVO TEM MORADA NA CAPITAL PAULISTANA

Os irmãos João do Boi e Alumínio, do Samba Chula de São Brás, que visitaram a Casa Mestre Ananias em outubro de 2007 e fevereiro de 2008 ( nas palmas, a sambadeira Nicinha, esposa de João).

Mestre Ananias encontra um momento para posar para a fotógrafa, enquanto o samba rola solto no Sesc Pinheiros em fevereiro de 2008.


Fotos: Brígida Rodrigues "Dilua"
Informe: Carlos Primo



O samba de roda é uma autêntica e legítima manifestação cultural do povo brasileiro. Recebeu da UNESCO, no ano de 2005, as honrarias de patrimônio oral e imaterial da Humanidade. O Recôncavo Baiano, terra natal de Mestre Ananias, é o coração dessa arte popular.
Nós, do Centro Paulistano de Tradições Baianas, temos a satisfação de partilhar nossas experiências e aprender com o Samba Chula de São Brás. O samba chula é um gênero musical que não foi difundido na capital paulistana e vem desaparecendo na região do Recôncavo.
João do Boi e Alumínio são gente do povo e, com a simplicidade que carregam, mantém viva essa tradição do samba da Bahia. Desde os tempos da escravidão negra, batucar e sambar serviam para manter aceso o entusiasmo e espantar a tristeza. O samba, assim como a capoeira, foi motivo de repressão policial, pois as autoridades viam nas celebrações dos negros o fortalecimento dos laços de amizade e da resistência à opressão. Aos poucos, deixou de se restringir ao gosto de negros e mulatos, contagiando as pessoas de todas as etnias e condição social. O incontestável valor do samba e sua tradição são identificadas nas fortes influências que exerce nos mais diversos ritmos musicais brasileiros.
Nosso primeiro contato com a Chula de São Brás se deu em outubro de 2008, quando os músicos e as sambadeiras do grupo nos deram a honra de visitar nosso espaço. Eles estiveram em São Paulo para uma apresentação no Itaú Cultural, e foram recebidos para um belo almoço de confraternização com Mestre Ananias (que, em dezembro de 2007, lançou seu 2ºCD tendo como repertório o samba de roda ). Muito astral, muita alegria, satisfação para todos ao acompanhar a "canja" na Conselheiro Ramalho, antes da apresentação do grupo no Itaú da Avenida Paulista, onde os frequentadores da Casa Mestre Ananias estiveram em peso.
Após o sucesso desse primeiro encontro em 2007, eles voltaram novamente para São Paulo e aqui ficaram do dia 22 a 26 de fevereiro de 2008. Dessa vez, já para fazer um samba com Mestre Ananias e o grupo Garoa do Recôncavo, em apresentações no projeto Feiras e Mercados, do restaurante Brasil a Gosto, e no Sesc Pinheiros. Ainda houve, pra complementar, oficinas de samba de roda para o deleite dos apaixonados pela música brasileira.
Daqui de São Paulo, mandamos um forte abraço aos nossos amigos de São Brás, esperando tê-los em breve aqui em São Paulo para mais momentos de descontração e alegria.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

IÊ! CAPOEIRA E FOTOS DE MESTRE ANANIAS NA ALLTV

Informe: Carlos Primo

A capoeira foi o tema retratado pelo fotógrafo Roger Spock e por Marcelo Finco, fotógrafo amador, no programa Click, da AllTV (emissora de televisão via internet). No domingo, 6 de abril, Roger "Vermelho" e Marcelo "Toldo" (que são praticantes da capoeira) exibiram imagens de nossa arte clicadas dos anos 90 até hoje. Mestre Ananias, Mestre Leopoldina (falecido em 2007), Mestre Bigo, Mestre Moraes, entre outros, estavam entre os fotografados.

Das diversas imagens apresentadas, destaque para a fotografia de Toldo que registra Mestre Ananias nos tambores em uma cerimônia de candomblé. Toldo também mostrou várias fotos do trabalho do nosso mestre durante a roda de domingo na Praça da República.

Roger Spock (
http://www.rogerspock.com/) colocou uma importante questão, ao falar de seu trabalho na mídia impressa e ao fato da revista Capoeira não mais circular. "Eu me dediquei exclusivamente a fotografar capoeira por 10 anos, agora não há sequer uma revista nas bancas, tive que diversificar meus trabalhos", explicou.

Marcelo Finco falou de seu trabalho voluntário como professor de capoeira no Casa de Cultura Chico Science (Av. Tancredo Neves, 1265) no Ipiranga. O projeto teve início com o incentivo do VAI (Programa para a Valorização das Iniciativas), da Prefeitura de São Paulo.

O programa Click é o pioneiro a abordar a fotografia na internet e vai ao ar ao vivo, todos os domingos, na
http://www.alltv.com.br/, das 19h às 20h. É apresentado pela fotógrafa e jornalista Brígida Rodrigues, também aluna de Mestre Ananias.