segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ANTES DE 1ª VIAGEM À EUROPA, CHULA DE SÃO BRÁS SAMBA COM MESTRE ANANIAS

A sambadeira Mundinha (fotografada em 24 de outubro) no Parque do Ibirapuera, horas antes do samba na Conselheiro Ramalho com a CMA.

Fotografias: Carlos Primo Vaz
Num movimentado domingo em Sampa, os sambadores de São Brás (BA) estiveram na CMA- Casa Mestre Ananias para compartilhar conosco a alegria do samba da Bahia. Neste 24 de outubro, o grupo de João do Boi e Alumínio veio pra a CMA direto do Parque Ibirapuera, onde se apresentou pelas comemorações de 6 anos de atividades do Museu Afro Brasil. Nesse dia, o MAB também ofereceu o caruru de  São Cosme e São Damião aos convidados e presentes, enquanto o Samba Chula de São Brás se fazia ouvir do lado oposto do lago do Ibirapuera, há centenas de metros
Aqui vão as imagens que registramos neste bonito dia. Após o encontro com Mestre Ananias aqui no Bixiga, o Samba Chula de São Brás viajou pela primeira vez à Europa (Lisboa  e Copenhage), levando a mais autêntica cultura do povo brasileiro para o mundo.
Samba na Casa Mestre Ananias para festejar com os amigos de São Brás.

Os irmãos Alumínio e João do Boi aprenderam a sambar desde crianças no Recôncavo, saindo às escondidas de casa para espiar os adultos tocarem a chula.

 
Alumínio, chegando à CMA após a apresentação desse domingo no Museu Afro Brasil, encontra uma sorridente admiradora.

"No mar não vou porque não sei nadar, a maré tá muito cheia e a canoa pode virar..."

Yasmin (neta de Mestre Limãozinho) pede a Rodrigo Minhoca para mostrar como se faz a "firula" no pandeiro.

Casa cheia para sambar, ninguém quer ficar de fora.

Baianos e paulistas, valorizando a tradição do nosso samba na Casa Mestre Ananias.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não poderia deixar de registrar a grande recepção e a feijoada oferecida pelo minhoca. Parabens a todos, Abraços. Luiz Neves - Museu Afro Brasil