segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CONSCIÊNCIA CRÍTICA DA REALIDADE PARA TRILHAR NOVOS RUMOS EM SOCIEDADE

O garoto Lucas Alves, de 9 anos, fez a imagem acima (com lápis de cor e colagens) durante as atividades em novembro da Sala de Leitura da Casa Mestre Ananias.


Pelo exemplo da luta de Zumbi em prol da emancipação dos escravos, o movimento negro organizado escolheu a data de 20 de novembro para o Dia da Consciência Negra  ( na cidade de São Paulo, a data é feriado há cerca de 10 anos). No dia 20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares - perseguido por sua liderança e resistência no quilombo de Palmares / AL -  foi morto por sertanistas liderados pelo mercenário paulista Domingos Jorge Velho, que destruíram o quilombo depois de inúmeras tentativas (empreendidas por portugueses e holandeses). Viva Zumbi e a cidadania consciente do homem brasileiro! A consciência das nossas atitudes é fundamental para vivermos de forma sadia em sociedade, estejamos presentes e atuantes nas questões de nosso tempo.

domingo, 21 de novembro de 2010

CRIANÇAS DA CMA APRENDEM EXPRESSÃO CORPORAL COM AULAS DE TEATRO

As crianças da CMA - Casa Mestre Ananias fazem o exercício proposto na aula semanal ministrada por Magê e Luíza, da Cia. Forte Casa Teatro.

Numa parceria (que teve início neste semestre),  o Forte Casa Teatro insere as crianças do projeto no universo das artes cênicas e, em contrapartida, utiliza o espaço da CMA para os ensaios regulares da companhia teatral .  A dissimulação e a  ginga com o oponente, o movimento e o jogo na roda de capoeira são manifestações da arte e dos conhecimentos que o indivíduo desenvolve no dia-a-dia de treinamentos. As artes cênicas também trabalham por vias e objetivos comuns à capoeira, "daí a idéia de termos aulas de teatro na Casa Mestre Ananias", diz Rodrigo Minhoca, administrador do projeto CMA. Veja abaixo algumas fotografias da turma de teatro, feitas numa sexta-feira de aulas em novembro:
 





Fotografias: Carlos Primo Vaz

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

IPHAN LANÇA PRÊMIO" VIVA MEU MESTRE" NO ENCONTRO PRÓ-CAPOEIRA/RJ


A Casa Mestre Ananias participou do Encontro Pró-Capoeira/RJ, que aconteceu de 27 a 29/10, no Centro de Convenções Sul América, na capital fluminense.  No evento (organizado pelo Grupo de Trabalho Pró-Capoeira) foi lançado o Prêmio Viva Meu Mestre, que tem como intuito "reconhecer e fortalecer a tradição cultural da Capoeira por meio da premiação de Mestres e Mestras de Capoeira, com idade igual ou superior a 55 anos, cuja trajetória de vida tenha contribuído de maneira fundamental para a transmissão e continuidade da Capoeira no Brasil".

O Grupo de Trabalho Pró-Capoeira é coordenado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico) e formado por representantes da Fundação Palmares e das Secretarias da Identidade e da Diversidade Cultural e de Políticas Culturais e foi criado pelo Ministério da Cultura. Ele tem como objetivo sistematizar demandas e ações para o Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira. Veja mais sobre este assunto no Berimblog.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ANTES DE 1ª VIAGEM À EUROPA, CHULA DE SÃO BRÁS SAMBA COM MESTRE ANANIAS

A sambadeira Mundinha (fotografada em 24 de outubro) no Parque do Ibirapuera, horas antes do samba na Conselheiro Ramalho com a CMA.

Fotografias: Carlos Primo Vaz
Num movimentado domingo em Sampa, os sambadores de São Brás (BA) estiveram na CMA- Casa Mestre Ananias para compartilhar conosco a alegria do samba da Bahia. Neste 24 de outubro, o grupo de João do Boi e Alumínio veio pra a CMA direto do Parque Ibirapuera, onde se apresentou pelas comemorações de 6 anos de atividades do Museu Afro Brasil. Nesse dia, o MAB também ofereceu o caruru de  São Cosme e São Damião aos convidados e presentes, enquanto o Samba Chula de São Brás se fazia ouvir do lado oposto do lago do Ibirapuera, há centenas de metros
Aqui vão as imagens que registramos neste bonito dia. Após o encontro com Mestre Ananias aqui no Bixiga, o Samba Chula de São Brás viajou pela primeira vez à Europa (Lisboa  e Copenhage), levando a mais autêntica cultura do povo brasileiro para o mundo.
Samba na Casa Mestre Ananias para festejar com os amigos de São Brás.

Os irmãos Alumínio e João do Boi aprenderam a sambar desde crianças no Recôncavo, saindo às escondidas de casa para espiar os adultos tocarem a chula.

 
Alumínio, chegando à CMA após a apresentação desse domingo no Museu Afro Brasil, encontra uma sorridente admiradora.

"No mar não vou porque não sei nadar, a maré tá muito cheia e a canoa pode virar..."

Yasmin (neta de Mestre Limãozinho) pede a Rodrigo Minhoca para mostrar como se faz a "firula" no pandeiro.

Casa cheia para sambar, ninguém quer ficar de fora.

Baianos e paulistas, valorizando a tradição do nosso samba na Casa Mestre Ananias.