quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CMA FESTEJA COM AS CRIANÇAS DO BIXIGA NO "V CARURU DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO"



As alunas da Casa Mestre Ananias tiveram motivos de monte para estarem alegres e sorridentes durante o domingo do V Caruru de São Cosme e São Damião.

A Casa Mestre Ananias teve um domingo de bem movimentado em 25 de setembro, cheio de atrações para festejar a São Cosme e a São Damião, reconhecidos como os protetores das crianças. A presença dos amigos preencheu o ambiente de alegria, que teve entre as atrações o samba de roda Garoa do Recôncavo, a embolada de Peneira e Sonhador e a apresentação do Senhor do Bonfim Mirim.

O almoço de confraternização teve o gostoso caruru, acompanhado do xinxim de galinha,  com doces variados na sobremesa, tudo oferecido generosamente pela comunidade do Bixiga e pela equipe da CMA.  

A homenagem aos santos irmãos data de tempos antigos. Cosme e Damião viveram há mais de 1.700 anos na região do atual Oriente Médio, e garantiram a sua fama curando os doentes sem cobrar por isso, usando conhecimentos de medicina e dons milagrosos. Na tradição religiosa afrobrasileira, São Cosme e São Damião são identificados como Ibejis.

As sete crianças comem o caruru com as mãos, respeitando a tradição da Bahia que a Casa Mestre Ananias mantém aqui na cidade de São Paulo.


Figurino caprichado para a apresentação do Senhor do Bonfim Mirim, grupo que é fruto do belo trabalho que é realizado desde 2010 na Casa Mestre Ananias voltado às artes cênicas.


Parabenizamos a equipe das aulas de artes, de Fernanda, Karina, Rosinha e Rafa, que realizou excelente trabalho durante o mês para o sucesso de nossa festa. Houve muita interação das crianças em todos os processos, desde a divulgação feita por desenhos e trabalhos nas aulas de artes até cortar quiabo, decorar com fitas no teto, fazer a paçoca e na preparação dos saquinho de doces a serem distribuídos. Tivemos como ponto alto da festa a encenação teatral do Senhor do Bonfim Mirim, proposto por Rosinha e Rafa e ensaiado nas aulas coordenadas pela dupla. Acima, foto dos preparativos na semana anterior à festa.



Os poetas Sonhador e Peneira arrancaram gargalhadas dos espectadores com seus provocadores versos na embolada.


As meninas da CMA estão bastante estimuladas com o aprendizado do samba de viola, que nessa festa teve roda só de mirins no período da tarde.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que festa boa, meu Deus!!! Parabéns pra Rosinha e sua trupe pelo teatro. Foi lindo! Que axé, meu pai, que axé! Parabéns para as crianças...arrasaram!!! FenôÔômenos, como diz o tio Minhoca!

Anônimo disse...

Viva! Viva Bom Jesus da Lapa! Muito bom, bom, bom! André PBueno