Ocasião onde estiveram juntos grupos importantes da Bela Vista (Bixiga), da direita para a esquerda: Mestre Ananias e seus alunos Pedro e Minhoca, organizadores da IV Oficina de Berimbau da Casa Mestre Ananias. O Prof. Gugu (Quilombolas de Luz) responsável pela formação de tantas crianças, adolescentes e jovens do bairro na arte da capoeiragem. O instrutor Ferreira responsável pela turma infantil (1º semestre) da Casa Mestre Ananias e o Prof. Cacá responsável pelo belo trabalho sócio educativo desenvolvido na Escola Cultural Zungu Capoeira.
Foi um dia inteiro em contato direto com o processo de confecção do berimbau, instrumento intimamente ligado à formação da identidade de um Capoeira. Foram formadas rodas práticas e de conversa sobre a história do instrumento, as curiosidades da sua matéria prima, a importância em fabricar o próprio instrumento e, sobretudo, um momento de união das novas gerações da Capoeira na comunidade central da cidade de São Paulo.
É fundamental no processo de formação da identidade e cidadania que sejamos reconhecidos e valorizados em um grupo social. A cultura da Capoeira tem seu desenvolvimento nos centros urbanos que na sua complexidade atual distrai o indivíduo no seu processo de formação identitária.
38 crianças e adolescentes, 06 jovens e adultos que participaram da Oficina
Uma pausa para um almoço tranquilo onde foi servido galinhada, salada e suco de maracujá colhido no pé, plantado pelas crianças em frente à Casa Mestre Ananias. De sobremesa, banana com leite condensado.
2 comentários:
Fantástico!!! Parabéns a Casa Mestre Ananias, ao Mestre, Minhoca e toda sua equipe pelo maravilhoso encontro proporcionado a toda comunidade do Bixiga... Grande ação social, cultural e principalmente educativa unindo e fortalecendo ainda mais as três principais escolas de capoeira e cultura popular da Bela Vista! Axé
Muito bom, grande exemplo ai da area. Saudades do povo dai, abraco daqui do Oriente
Iaco - Zungu
Postar um comentário