segunda-feira, 5 de novembro de 2012

"RAÍZES DE ACUPE" NO BIXIGA - MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

No dia 11 de novembro, o grupo Raízes de Acupe (BA) estará na Casa Mestre Ananias a partir das 16h.

No mês da Consciência Negra, São Paulo recebe em vários pontos da cidade o povo do Recôncavo Baiano apresentando suas narrativas que estão entre as mais significativas manifestações populares ligadas ao processo da escravidão da Bahia.

A Capoeira é um dos capítulos marcantes no processo de resistência do povo africano no Brasil e a comunidade da Capoeira paulistana é herança direta da "Velha Bahia". Assim, teremos a chance de vivenciar o Nego Fugido e o samba chula Raízes de Acupe espetáculos vindos de uma região do Recôncavo, que segundo relato recorrente entre os mais antigos, "é lugar de sambador!" 



Entre os meses de julho e setembro, Fê Guimarães, integrante da Casa Mestre Ananias,  pode vivenciar o espetáculo do "Nego Fugido" em Acupe, como parte do projeto "Território do Brincar", uma bela produção que nos traz uma prévia daquilo que São Paulo receberá nesse mês de novembro de 2012. (clique no vídeo acima)


Agradecemos à Playtech que, junto à Casa Mestre Ananias, pode apoiar a ampliação das ações do projeto "Grandes Temas - edição Batuques", proposto pelos parceiros da Associação Cultural Cachuera!

Assim, no domingo (11), a partir das 16h, a Casa Mestre Ananias * terá a satisfação de receber sambadores e sambadeiras amigos e já conhecidos de alguns membros do grupo Garoa do Recôncavo.  

Na quarta feira (14), no Espaço Cachuera! ** às 20h, acontecerá a noite do Samba de Roda. Ação criada em favor da campanha para arrecadação de recursos na construção da Casa Nego Fugido em Acupe/BA. Estarão reunidos os grupos Raízes de Acupe, nosso Mestre Ananias e o grupo Garoa do Recôncavo, Nega Duda e o grupo Samba de Dois Santo Amaro SP.


Segue um resumo da programação completa das apresentações. Entrada gratuita.
Mais informações clique aqui

Nego Fugido
10/11 (sábado) - 16h Cachuera! (Perdizes)
11/11 (domingo) - 14h Parque da Luz (Centro)
13/11 (terça-feira) - 19h Fábrica de Cultura (Jd. São Luís)
15/11 (quinta-feira) - 15h Instituto Pombas Urbanas (Cidade Tiradentes)

Samba Chula Raízes de Acupe
10/11 (sábado) - 19h Cachuera! (Perdizes)
11/11 (domingo) - 16h Casa Mestre Ananias (Bixiga) *
13/11 (terça-feira) - 18h Matilha Cultural (Centro)
14/11 (quarta-feira) - 20h Cachuera! (Perdizes) **
15/11 (quinta-feira) - 14h Casa de Cultura M'Boi Mirim

Fotos: Rosanna Ribeiro 

Um comentário:

Anônimo disse...

Vim do interior e vi que o homem trabalhador, quando canta, tem arte e tem sentimento. Com Minhoca e Fernanda, visitei um dia Acupe, e o samba, e senti mesmo isso. Já aprendemos deles a "Cavalaria" e vamos aprendendo a cantar em 'pareia', como é a chula do samba. E depois o corrido, que alegra todo mundo. Somos felizes de ter Mestre Ananias perto, e cada ano poder encontrar São Braz, Iguape, Acupe, Saubara, nessa beleza que é o Rio Paraguaçu no Recôncavo Baiano. E até a Quixabeira, já quase pro sertão de Feira (ver e ouvir acervobarca). Não é fácil encontrar os cantadores de chula e hoje estão aqui: seu Antonio e Elsinho. Parabéns pra vocês todos, com Nega Duda, a Cachuera e tudo de bom. Abraço. André (cavaco).