terça-feira, 5 de março de 2013

SÃO PAULO É BAHIA VIVA

foto (1)

Em diálogo com o nosso bairro nós, Capoeiras da Bela Vista, criamos o ciclo "São Paulo é Bahia Viva" para o projeto "Domingo na Yayá".

O Bixiga tem seu passado atrelado à formação do Samba Paulistano e há mais de 100 anos os Capoeiras já marcavam presença no bairro da Bela Vista(ver matéria - Zungu). Assim, pretendemos mostrar a continuidade dessa história que acontece em torno do nosso Mestre Ananias, um dos mais antigos mestres da Capoeira em atividade.

Em harmonia aos objetivos da Casa de Dona Yayá pretendemos articular a abertura pública desse bem cultural e o acesso gratuito às manifestações do nosso patrimônio imaterial a um público cada vez maior.

Como nosso Mestre Ananias mesmo pronuncia... "A Capoeira, o Samba e o Candomblé comem no mesmo prato"... pois então Mestre agora vamos de Capoeira e Samba e serão três encontros, sempre as 11h:

III Encontro Nacional Zungu Capoeira na Praça Dom Orione - Bixiga (2)
Domingo, dia 10 de março, será a abertura do projeto com uma roda de Capoeira unindo os Capoeiras do bairro da Bela Vista e nossos amigos. Serão crianças, jovens e adultos que treinam ou já treinaram nos grupos mais expressivos da atualidade no bairro: Mestre Ananias (grupo Senhor do Bonfim), Professor Gugu (Quilombolas de Luz) e Professor Cacá (Escola Zungu Capoeira).


Samba "Sem Vintém" na Casa Mestre Ananias (3)

Domingo, dia 17 de março é a vez do Grupo de Samba "Sem Vintém" formado em 1999 a partir de Capoeiras, discípulos do Mestre Ananias. Serão cantados sambas que tem a Bahia como tema central e claro, músicas dos grandes sambistas baianos. Um grupo de samba em que vários camaradas representam essa família e nesse encontro estarão: Rodrigo Minhoca (voz e pandeiro), Candi (violão 7 cordas), Portuga (voz e surdo), Maurício Paz (cavaquinho e bandolim), Klayber (clarinete) e Cacá Sorriso (percussão).

Samba de Roda Garoa do Recôncavo projeto "Vai No Bixiga Pra Ver" (ver fotos) - Praça Dom Orione (4)

Domingo, dia 24 de março vamos finalizar com chave de ouro... É Samba de Roda com o grupo Garoa do Recôncavo fazendo jus a uma frase comum na boca do nosso Mestre, "SÃO PAULO É BAHIA VIVA", título do projeto em questão. Mais uma grande família, o "Garoa do Recôncavo" nesse momento conta com Mestre Ananias (voz e conga), Minhoca (voz e pandeiro), André Bueno (voz e cavaco), Candi (viola machete), Mansa (pandeiro), Pedro (pandeiro) e Fê, Claudinha, Flávia Santos e Paty (coro).

Viva a Bahia e Viva São Paulo com seus Capoeiras e Sambistas de ontem e de hoje.

Local: Casa de Dona Yayá - Rua Major Diogo, 353 - horário 11h.

Fotos Brígida Rodrigues (2)
      Zé Amaral (1;3;4)

Nenhum comentário: