terça-feira, 23 de abril de 2013

ALEGRIA... UM ATO DA FÉ NEGRA!


Missa Afro realizada dia 14 de abril na Igreja da Achiropita

Aconteceu nesse mês de abril, como acontece desde 1988, a missa pela Pastoral Afro da Achiropita em louvor a São Benedito.

Uma celebração festiva que além do desenvolvimento da fé cristã, propõe um movimento emocionante de tolerância, respeito e dignidade aos elementos culturais formadores do nosso povo.



A comunidade negra do Bixiga marca forte presença nessa data e ver no altar o babalorixá Pai Francisco de Oxum ao lado do Padre Paulo Sérgio fortalece nossa espiritualidade superando qualquer doutrina religiosa. 



Não se trata, nesse caso, de um movimento sincrético mas, uma celebração inculturada onde os elementos da cultura negra são inseridos à liturgia católica. 


Ala das Baianas da Escola de Samba da Vai Vai

Nossa comunidade e muita gente participou da missa, além do nosso Mestre Ananias, a ala das Baianas da Vai Vai e as Congadas; de Cotia, Rosa de Atibaia e Cia de São Benedito de São Paulo. 


Todo ano as congadas fazem uma procissão que segue da Escadaria na Praça Dom Orione até o centro da Igreja.


Um momento que emociona, ver essas Cias formadas por gente simples e mejestosa, senhores, senhoras, crianças e jovens na devoção em louvor ao protetor do povo negro.



O Mestre da congada de Cotia, Seu Benedito, hoje sem visão e com a saúde debilitada não perde a Festa da Achiropita, sempre na unidade de sua família, um exemplo a ser seguido.

Uma missa ao som de tambores, com dança e alegria, a forma mais negra de se chegar a Deus.

Na expressão da nossa alegria... "Fé é Festa"... e assim que nós Capoeiras e Sambistas fazemos nossa reverência e pretendemos levar nossas vidas.


No ano em que a Casa Mestre Ananias completará seus 06 anos de existência recebemos esse grande presente, mais um tesouro do nosso bairro que nos chega na infância do nosso tempo.


Ariane da Pastoral Afro e da Casa Mestre Ananias durante o samba do nosso Mestre.

Nossa gratidão Ariane por nos aproximar da Pastoral Afro da Achiropita e Cida Godoy pela oportunidade de estarmos com o Samba de Roda "Garoa do Recôncavo" na festa de São Benedito.

Contem conosco e até dia 19 de maio na Festa da Mãe Negra!

fotos Ariane Carmo      Zé Amaral (última foto)

Nenhum comentário: