sexta-feira, 13 de setembro de 2013

"Ô COSME CADÊ DAMIÃO...!?

"Ô Cosme cadê Damião, ô Cosme cadê Damião?... Tá em casa fazendo oração"
Dia 29 próximo a partir das 14h nossa singela homenagem aos Ibejis protetores da Casa Mestre Ananias. Caruru, doces e muito Samba de Roda para nosso povo... entrada livre!

O Caruru oferecido para São Cosme Damião foi a primeira festividade que a Casa Mestre Ananias promoveu logo no início de suas atividades, em setembro de 2007. Ocupa o mais importante posto no calendário de Festas da Casa já que fundamenta o propósito maior do projeto, vadiar em devoção aos guardiões do espírito infantil. Acreditamos que as crianças são a força de continuidade e resistência, o elo que mantém a transmissão do saber e a esperança por um mundo mais justo. O mês de setembro é dedicado ao Samba de Roda, aos contos dos Ibejis e aos preparativos que inclinam a atenção das crianças para a festa que está por vir.

Na Bahia, a ligação do Samba de Roda ao Caruru oferecido à São Cosme e São Damião é tão íntima que os antigos afirmam que aí está o surgimento do Samba de Roda. Em honra aos que nos antecedem e nas mãos do nosso Mestre Ananias fica a condução do festejo junto às crianças da Casa e da comunidade em homenagem aos seus protetores.

É no espírito mais puro das nossas expressões populares que vamos comer doces e sambar... mas sambá muito com o grupo de Samba de Roda "Garoa do Recôncavo".

Viva São Cosme, São Damião e toda sua falange... Viva as crianças!
 
cartaz Fê Guimarães (desenho Jênisson)

Nenhum comentário: