terça-feira, 3 de dezembro de 2019

CONSCIÊNCIA NEGRA - MESTRE ANANIAS


Durante novembro, mês da Consciência Negra, nossas ações tem mais cor, mais voz, mais beleza, porém na verdade o movimento só se mantém porque sua imagem, Mestre Ananias, sempre estará ao fundo. E quando o mês de novembro termina merece comemoração, e esse dia só pode ser dia de Festa, dia do aniversário de Mestre Ananias. E assim mantivemos os últimos 23 anos, dia 1º de dezembro faremos Festa e Domingo passado não foi diferente.

Pé do berimbau Mestres Geraldo Baiano e Dinho Nascimento

Feijoada à moda baiana, Capoeira, Samba de Roda e esse ano teve  Mamulengo com "Os Naníacos", trupe de teatro da Casa Mestre Ananias.

Mas retornando ao mês de novembro pudemos participar de duas ações fortes. Uma delas foi a participação na Mostra Tradição e Resistência Urbana no Sesc Itaquera. O projeto reuniu manifestações tradicionais que se tornaram ícones da resistência da matriz afro-brasileira no contexto urbano do estado de São Paulo.



No Sesc Itaquera durante mais de uma semana, vários grupos de cultura popular tradicional se apresentaram e pelo movimento de Samba de Roda "Garoa do Recôncavo" apresentamos um pedaço do legado de nosso Mestre Ananias 


Também houve um debate da produção negra a partir das histórias e ações da Casa, Samba Lenço de Mauá e do Afoxé Kaomy na perspectiva da difusão da ancestralidade e identidades afro-brasileiras. Estiveram presentes Rodrigo Minhoca, Claudete Pereira, mãe Silvia de Oya e Pedro Neto (mediador)

Nesse mesmo novembro fomos convidados para uma ação no SIAT II, unidade de Serviço Integrado de Acolhimento Terapêutico, um projeto de assistência às pessoas em situação de rua e com dependência química que vivem na região da cracolândia.

 
Povo da Casa Mestre Ananias no SIAT II

Chegamos para surpreender com nossa Capoeiragem e com o Samba de Roda e fomos surpreendidos. A recepção e o envolvimento do público do SIAT II transformou em um momento emocionante, forte e marcante. Quando a Capoeira está entre aqueles que possuem necessidades mais extremadas ela se manifesta de forma mais profunda e valiosa. 

Fica nosso agradecimento a todos os membros da nossa comunidade em torno da Casa Mestre Ananias, que são a permanência desse legado. Também agradecemos aos parceiros da Zona Franca aqui do Bixiga que articularam a ação do SIAT e ao Pedro Neto, um dos curadores que nos convidou para a ação no Sesc Itaquera.

fotos Giu de Luca / Paper Planes

Nenhum comentário: