domingo, 16 de fevereiro de 2020

DONA NICINHA E SEU AURINO EM SÃO PAULO

Minhoca, Dona Nicinha de Santo Amaro e Seu Aurino de Maracangalha / BA
E assim foi, entre os dias 04 e 08 de fevereiro, momentos de intenso aprendizado nessa brincadeira do Samba de Roda.

O Sesc São Paulo em uma parceria que vai além da ação específica e pontual. Potencializa o dia a dia de ações locais no bairro da Bela Vista - Bixiga em torno do legado de Mestre Ananias. 




No Sesc CPF nas vozes do Mestre (a) discorremos sobre os toques da Viola Machete a partir da pesquisa de Tiago de Oliveira Pinto em um trabalho de Nina Graeff. (pesquisa disponível no link)







Já no Sesc 24 de Maio a Mestra(e) deixa evidente a cada passo, miúdo e misterioso, que o Samba esconde segredos a partir do som da Viola.





Na Casa Mestre Ananias tivemos a chance de experimentar um pouco mais junto aos nossos mais velhos. Todos ouviram bem os detalhes, tocaram e puderam estudar de forma mais específica, para além da prática.


E um dos mais importantes acontecimentos dessa temporada foi nossa ida ao Ilê Axé de Mestre Bigo. Ações dessa magnitude cultural devem acontecer nas periferias onde normalmente não chegam essas informações.

Pudemos estender a ação para o bairro da Pedreira, extremo sul da capital, na 2ª edição do projeto Zumb'Ilê Axé Pastinha.

Levar esse conteúdo cultural, ainda com a presença dos Mestres(a), para os extremos da cidade onde nossa comunidade da Capoeira tem função social ainda mais profunda é fundamental para nossa proposta.


O "Garoa do Recôncavo" é um movimento que vive a cultura do Samba de Roda em ações diárias e festivas na Casa Mestre Ananias. Nosso entendimento  para legitimar essa cultura aqui em São Paulo está, essencialmente, nessa comunidade de Capoeiras.


Fica nossa gratidão a todos os envolvidos nessa temporada. Sesc por viabilizar a vinda de Dona Nicinha e Seu Aurino, tão bem acolhidos na casa de Alvinha, Zeca, Mário e Júnio. Cabo Jairo obrigado por convidar o Garoa do Recôncavo para o II Zumb'Ilê Axé Pastinha e claro... a todos os membros da Casa Mestre Ananias que, sem vocês nada disso teria sentido e nem a possibilidade de acontecer.



fotos Giu de Luca 
         Ângela Oskar (no Sesc 24 de Maio)

Nenhum comentário: