quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

"Cachoeira é lugar de Entidade, ali é místico", diz Márcia

São Félix e Cachoeira, separadas pelo rio Paraguaçu e unidas pela forte tradição cultural do Recôncavo Baiano (foto de autoria desconhecida)


Texto: Carlos Primo Vaz

"03 de fevereiro, noite chuvosa aqui no bairro de Santa Cecília, em São Paulo. A água escorre pelo meu rosto e alivia o calor do verão. Ruídos dos carros, monotonia na cidade.
Conheci a Márcia Maria nessa noite. Dizendo me conhecer, convidou-me para uma conversa, estava eu solitário no bar da rua das Palmeiras. Veio ela de Alagoinhas, fez questão de ressaltar ter nascido na Bahia, terra boa.

Digo pra ela ― depois de concordarmos que realmente não nos conhecíamos até então ― que trabalho para Mestre Ananias. Márcia morou 7 anos em Cachoeira (BA), dos seus 13 aos 20 anos. Como mostra a foto acima, Cachoeira e São Félix (cidade na qual nasceu o mestre) tem apenas o rio Paraguaçu a separá-las. 'Tinha muita rivalidade entre as cidades', lembra. Hoje Márcia tem 37 anos e há muito reside em São Paulo.
'Cachoeira é lugar de muita entidade, de macumbeira. Um lugar místico, vi muita gente incorporando lá'. Márcia afirma não praticar o candomblé, mas também não tem nada contra. 'Em Cachoeira todo mundo pratica, já em São Félix não se comenta tanto'.
Pergunto: Tem um orixá que te orienta? Ela olha, disfarça, chama uma amiga para falar da entrevista. Disse ela, logo quando começou a conversa, que estava ali pra curtir o som e era pra não perguntar muito. Tudo bem.
Quando começou a chuva eu caminhava pela Avenida Paulista, fechei os olhos e pensei num lugar em que gostaria de estar naquele momento. Segui caminhando em meio ao temporal e ali cheguei, para ouvir o que Márcia tinha para me dizer".

Nenhum comentário: