sábado, 23 de maio de 2009

"BATUQUEIROS DA PAULICÉIA" RESGATA A HISTÓRIA DO SAMBA PAULISTANO

Na foto que ilustra a capa do livro, o mulato Padeirinho da Mangueira e Germano Mathias são os ilustres convidados para o samba na casa de Osvaldinho da Cuíca (à direita), há cinquenta anos.

Texto: Carlos Primo Vaz
Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini, Geraldo Filme, Demônios da Garoa, entre Mestre Ananias e muitos outros, são a prova que o samba paulistano tem identidade própria, com excelentes músicos e intérpretes. Quem está aí cheio de disposição para contar, em livro, a rica história do samba de São Paulo é o compositor Osvaldinho da Cuíca. "Batuqueiros da Paulicéia", escrito por Osvaldinho em parceria com o jornalista André Domingues, é a nossa dica de leitura para quem aprecia o "samba de paulista".

Na noite dessa quinta (21 de maio), os dois foram entrevistados pelo cantor Ronnie Von, apresentador do programa Todo Seu, da TV Gazeta.

Em quase meia hora de entrevista, o bem informado apresentador e os convidados conversaram sobre o samba, que em São Paulo tem Osvaldinho como um dos grandes expoentes e fiel representante da "velha guarda". Osvaldinho foi integrante do grupo Demônios da Garoa, fundou a ala de compositores da Vai-Vai, foi eleito "Cidadão Samba de São Paulo" em 1974, e entre outras, teve a idéia de fazer esse livro para compartilhar sua experiência, vivências e pesquisas sobre o samba da Paulicéia. Assim como Mestre Ananias, Osvaldinho participou de espetáculos do poeta e dramaturgo Solano Trindade.

Negros e italianos - ''Sou um velho maloqueiro, um sambista sempre à procura das origens", disse Osvaldinho na entrevista, com bom humor, negando ser formalmente um pesquisador. No livro, os autores apresentam dados a respeito das várias vertentes do samba de São Paulo, como a do samba urbano paulistano, posta em prática por Adoniran Barbosa. Em sua atividade criativa e musical, Adoniran se valeu de elementos da cultura afro-brasileira e européia, numa mistura definida por alguns como "o sotaque caipira-italiano" do nosso samba.

Neste encontro, como aspectos culturais fundamentais, a música que nasceu com os escravos negros nas fazendas pelo interior do estado (chamado de samba rural) e a forte influência que exerceu o imigrante italiano para delinear o perfil e particularidade do samba na cidade de São Paulo. Durante o programa Todo Seu, o apresentador Ronnie Von pediu para a produção colocar no ar um samba de Adoniran, que o compositor escreveu em língua italiana, mistura que pode parecer inusitada.

Mestre Ananias Ferreira, com seus 84 anos e mantendo viva a tradição do autêntico samba de roda baiano aqui na capital, já está inserido na história do samba desta cidade que ele adota como o seu lar desde 1953. Parabéns ao Mestre e a tudo aquilo que continua construindo conosco, tocando e cantando o samba com alegria, nos vários encontros que a Casa Mestre Ananias organiza e para os quais ele é convidado. Viva o sambador Mestre Ananias e a cultura multiétnica da nossa querida São Paulo!

Confira:
O blog da Casa Mestre Ananias publicou em fevereiro de 2009 uma postagem sobre o samba de São Paulo, clique aqui para visualizar. Nessa postagem constam vídeos em links, pelos quais você pode saber mais sobre personalidades do samba de Sampa, como Osvaldinho, Germano e Geraldo Filme.

Leia o livro e saiba mais:
" Batuqueiros da Paulicéia" - escrito por Osvaldinho da Cuíca e André Domingues
Editora Barcarolla - 1ª edição, lançada em maio de 2009 - 216 páginas

Nenhum comentário: