terça-feira, 3 de agosto de 2010

CHAPADA DOS VEADEIROS SEDIA EVENTO DE CAPOEIRA COM MESTRE ANANIAS


Nos dias 23, 24 e 25 de julho, a CMA- Casa Mestre Ananias esteve presente na cidade de Alto Paraíso, em Goiás, para participar do X Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Esse grande evento pela valorização da cultura popular teve como um dos módulos o III Encontro de Capoeira Angola. Atendendo ao convite dos organizadores, Mestre Ananias viajou a Goiás, acompanhado de Rodrigo Minhoca, Marcelo Toldo (do N´golo Ia Muanda), Candi e Sakura.

Além da CMA, para conduzir as atividades foi também convidado Mestre Sabú (hoje com 71 anos, sempre elegante com um de seus diversos ternos), que compareceu junto a Mestre Vermelho e seu irmão Mestre Caçador, já conhecidos de Mestre Ananias. Também compareceram Mestres Motorista e Passarinho.

Pela Casa Mestre Ananias, Marcelo Toldo ministrou uma oficina de movimentos, enquanto Mestre Ananias, acompanhado dos alunos Rodrigo Minhoca e Candi, realizaram a vivência de ritmo. Houve roda de prosa e apresentações do documentário Cantador de Chula (do diretor Marcelo Rabello, que registra o trabalho de Mestre Ananias), e também do vídeo de Mestre Sabú sobre a capoeira em Goiás.

Durante esse encontro de culturas, de muitas manifestações artísticas apresentadas, chamou atenção a Sussa, que se assemelha ao samba de roda e tem suas origens em Goiás e Tocantins. Pra encerrar, no domingo à noite, 25 de julho, rolou um bom samba de roda com Mestre Ananias no bar do Pelé, fora da programação oficial. O bar situa-se em São Jorge (distrito de Alto Paraíso) e atraiu com o samba, além dos capoeiras, um bom público de moradores desta pequena localidade de 500 habitantes.

Agradecemos ao capoeira Fabrício, que organizou o evento e deu todo o suporte para  o deslocamento e estadia de nossos companheiros da CMA. Valeu!






(as fotos desta postagem foram tiradas por Marinheiro, compadre de Mestre Ananias que sempre nos acolhe na cidade de Brasília)

Nenhum comentário: