sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PROJETO BRASILIDADES VISA À ELEVAÇÃO DA AUTO-ESTIMA DA JUVENTUDE DO JARDIM PANORAMA

Em junho de 2010, 120 crianças e adolescentes do Jardim Panorama (SP) visitaram a Casa Mestre Ananias, em duas oportunidades, pelo Projeto Brasilidades.
Foto: Carlinhos Zódi


O Projeto Brasilidades – Resgate do Folclore Brasileiro teve início em dezembro de 2009 e foi realizado durante 7 meses pelo Instituto Criança Brasil, localizado no Jardim Panorama. O patrocínio para o projeto (em meio a essa área carente da zona sul de São Paulo) veio do ICE - Instituto de Cidadania Empresarial, que desenvolve um programa na região, de nome "Fortalecimento das Organizações de Base do Real Parque e Jardim Panorama".

Para gestão cultural e educativa do Projeto Brasilidades, foi feita parceria com a Uirapuru Produções − apoiadora da CMA - Casa Mestre Ananias, que contou com educadores vinculados à Casa para efetivar as atividades. O objetivo geral do projeto é atenuar a carência de acesso à cultura de crianças e adolescentes da comunidade do Jardim Panorama por meio do resgate do Folclore Brasileiro.

No comportamento dessas crianças e adolescentes, o alto índice de agressividade, a baixa percepção de realidades diferentes às suas  e a falta de perspectiva de viver em condições melhores estavam entre os desafios dos educadores do Projeto Brasilidades. A programação implementada visou ao fortalecimento da auto-estima e afirmação da identidade cultural das crianças e adolescentes do bairro, pois grande parte dessa juventude é descendente de negros e nordestinos, um perfil social habitualmente discriminado na cidade paulistana.

Por meio dos fazeres populares, foi apresentado aos jovens um universo repleto de valores e tradições. Houve aulas de diversas temáticas: iniciação à capoeira, artesanato em cabaças, danças brasileiras e culinária (estas duas últimas voltadas às manifestações de origem popular). Com a musicalidade e o canto, buscou-se aguçar a sensibilidade e a percepção do outro, numa prática em que se exige interdependência para o bom resultado. Com a dança, o objetivo foi proporcionar o autoconhecimento do corpo, assim como o jogo da capoeira amplia as possibilidades para a boa formação do indivíduo em sociedade.

Um comentário:

MacacoXereta disse...

Fenomenal!
Parabéns pelo trabalho e força sempre pois essa é a única maneira que temos hoje em dia de poder mudar nossa realidade social atual.
Axé!