sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

EM MINAS GERAIS, UMA RUA EM HOMENAGEM A MESTRE ANANIAS

Na imagem do Google Maps, a rua Mestre Ananias, na cidade de 7 Lagoas (MG)

Texto: Carlos Primo Vaz
Lá está, na cidade de Sete Lagoas: rua Mestre Ananias. Intrigado com a informação, o repórter quis saber se haveria outro Mestre Ananias (além do nosso, claro) digno de tal distinção pela cidade mineira. E realmente houve um: em Portugal,  no século XV, Mestre Ananias  teve importante papel na consolidação do ofício de boticário (o que hoje equivale ao do farmacêutico).

No ano de 1449, o rei D. Afonso V (conhecido como o Africano pelas conquistas militares na África árabe) promove a chegada de Mestre Ananias a Portugal  (vindo de Ceuta, controlada pelos portugueses nesta época) e concede a este mestre das ervas e também a outros boticários uma Carta de Privilégios para o exercício da profissão. A chegada destes homens visava a suprir a escassez de profissionais com essa habilitação.

Os boticários eram os genuínos detentores dos saberes sobre as plantas e as substâncias curadoras da natureza, e lutavam nessa época para estabelecer e institucionalizar o ofício em terras portuguesas, diferenciando-se de atribuições conflitantes com as dos médicos.

Saiba mais clicando neste link, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. A capoeira de São Paulo agradece aos mineiros pela homenagem a Mestre Ananias... e saúda a Portugal, povo irmão. Feliz 2011!

Nenhum comentário: