quarta-feira, 16 de maio de 2012

NA ROTA AFRO DO TURISMO PAULISTANO

Roda especial na 3ª feira comemorando os 5 anos desse encontro semanal dos Capoeiras de São Paulo.

A festa de 5 anos do projeto da Casa Mestre Ananias integrou a programação do primeiro Roteiro Afro da cidade de São Paulo. Foi lançado um guia do turismo afro brasileiro da capital pela SPturis, material que traz informações de locais que referenciam a história afro descendente na cidade. A ação aconteceu entre os dias 11 e 12 de maio como parte do seminário "Turismo Afro-Brasileiro: Desafios e Oportunidades"promovido pela Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) e organizado pela Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE).

À esquerda do nosso Mestre Ananias, Maria de Laia, coordenadora geral da CONE que acompanhou os participantes do seminário nas visitas aos pontos selecionados e marcados no guia do 1º roteiro afro de São Paulo.




O almoço oferecido à comunidade e a todos que por aqui chegaram foi; Baião de Dois. Receita nordestina trazida pelo nosso irmão "Portuga", preparada pelas várias mãos dos integrantes da Casa sob os cuidados da Fê, nossa cozinheira oficial.








Foi inaugurada a exposição do módulo de Artes Integradas da Casa Mestre Ananias que permanece durante as próximas semanas na sede.

Pesquisas: "Brinquedos do Nordeste", feita após visita em exposição do Museu Afro  Brasil e "Cerâmica do Vale do Jequitinhonha". No campo do desenho e da pintura os projetos "Minha Casa" e "Bela Vista meu bairro". E na educação ambiental o projeto da produção das sacolas retornáveis feitas com pano e pintura em seda (apoio da estilista Giselle Nasser e da Mosaico Impressão Digital)

O Samba demorou a começar mas brilhou e pegou fogo com a chegada do violeiro Marquinhos Mendonça e com a sanfona do nosso irmão Felipe Soares. Além do grupo "Garoa do Recôncavo", como de costume estiveram presentes os Capoeiras que são o ingrediente fundamental para que aconteça essa história com o samba de roda baiano em São Paulo.
Felipe Soares, Marquinhos Mendonça, Minhoca, Mestre Ananias e a visita do Mestre Jaime de Mar Grande - BA.

E na umbigada Brunielle, nossa pequena sambadeira...


"Roda que não bambeia peão"... ou melhor, roda Claudinha! 
Emilene, Marília e Mariana..... Obrigado Matheus por trazer toda a família, vocês foram incríveis.
















Com Deus na frente, fica nessa postagem o agradecimento a todos que participam na Casa Mestre Ananias. Iniciando por nosso Mestre Ananias, razão do projeto, estendendo às nossas crianças e seus responsáveis, professores (de ontem e de hoje), integrantes dos grupos de Capoeira e Samba de Roda, toda a comunidade do entorno, da Capoeira e do Samba, amigos e simpatizantes do projeto, inclusive aos nossos apoiadores e colaboradores (em todas as esferas) por mais um ano de existência. 

Que venham os próximos anos... Axé para todos nós!

Fotos Zé Amaral um agradecimento especial a ti irmão, por sua generosidade, carinho e disposição, sempre registrando nossos momentos e toda essa história.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu que agradeço a oportunidade de participar de um projeto maravilhoso.
EMILENE

Anônimo disse...

Foi muito linda a festa!
Muito samba e comida de primeira!
Parabéns por mais 1 ano, CMA!!!
Axé!
Beijos!