sexta-feira, 1 de junho de 2012

O BERIMBAU DE MESTRE ANANIAS


No Brasil, quem vê um berimbau faz associação direta ao jogo da Capoeira. Agora... para quem tem a Capoeira como identidade, jeito de viver, esse instrumento vai além... é símbolo de transformação. Ao empunhar um berimbau nos dotamos de força, postura, coragem e sobretudo respeito aos que nos antecedem, guerreiros que lutaram. Hoje honrar essa luta é nosso dever no caminho de um mundo mais digno.

Mestre Ananias é a encarnação desse espírito, não há Capoeira que não diga de boca cheia "Convivi muitos anos, lado a lado, com Mestre Ananias", seja na Praça da República ou hoje nas rodas livres da sua Casa. Também é unânime o reconhecimento de sua exigência quanto ao ritmo, um talento e requinte ímpar, como poucos na história da Capoeira.

Valorizando essa riqueza, a Casa Mestre Ananias a partir de hoje investe em fabricar e vender berimbaus com a afinação exigida pelo Mestre. Claro que não se trata de uma produção em série, mas uma fabricação especial somente àqueles que buscam conhecimento, a magia e os segredos através do ritmo da Capoeira. 

Sobre encomendas sejam bem vindos à nossa roda semanal toda 3ª feira ou entre em contato por email.

Berimbaus encomendados fabricados no tempero da Casa Mestre Ananias

Na África encontramos os ancestrais do nosso berimbau em variações muito criativas, nem sempre tão íntimas à nossa Capoeira. Mais sobre a música tradicional africana clique aqui


Fotos Zé Amaral e Fê Guimarães

Um comentário:

Unknown disse...

Salve Minhoca! Sou o Formado China de Ruy Barbosa - BA. Morei em Sampa mas infelizmente nunca fui na roda da República, porém sou um grande simpatizante do estilo do Mestre Ananias, sempre variando no gunga e elevando o ritmo do toque de angola. Eu só gostaria de saber como é a afinação, pois é essa que tenho dificuldade para fazer igual. Um axezão da Bahia!