sábado, 22 de outubro de 2016

ROTEIRO AFRO... DO PARANÁ A SÃO PAULO


Um ônibus com 16 jovens e 3 professores do Colégio Estadual Bento Munhoz Neto de Colombo / PR encostou ontem (21/10) as 6h30 da manhã na Casa Mestre Ananias. Viajaram durante a madrugada para uma experiência muito interessante, aprender história em espaços para muito além do cotidiano. Um bate e volta para uma visita à Casa Mestre Ananias, o Museu Afro Brasil e o Museu de Arte Contemporânea.


Abrimos a Casa e pronto... o café estava na mesa, trazido pelas visitas e prontamente servido. Em um piscar de olhos estávamos em uma grande Roda no salão da Capoeira dando início a uma conversa sobre a história de resistência da Casa e do nosso Mestre Ananias.

Fizemos uma breve mostra do Samba de Roda com alguns integrantes da Casa e logo nos despedimos, já que o próximo destino era o Museu Afro Brasil no Parque Ibirapuera e seria muito breve o retorno a Colombo no Paraná.

É uma satisfação imensa receber uma iniciativa majestosa como essa. Pessoal, na raça e feita por doações de quem sonha e acredita em um mundo melhor. Desde o primeiro contato a intensidade e a força da professora Andresa Serpejante fez toda a diferença. 

Apostar na oralidade, facilitar o acesso e encurtar distâncias entre realidades tão distintas é um exemplo de educação e formação humana. Gratidão por nos escolher Andresa.

Fica também nosso agradecimento a todos os jovens (e seus responsáveis) e professores, Maria Inês e Valdinei Chaves, que acreditaram e participaram da viagem. Valeu meus irmãos André Bueno, Chocolate, Maurício e João que dividiram suas histórias na nossa Casa Mestre Ananias.

Esperamos recebê-los novamente e quem sabe conhecer Colombo um dia e que a experiência tenha sido tão boa para vocês quanto foi para nós. 

fotos Andressa Serpejante 

Um comentário:

Gabriela simonetti disse...

Gostei mto dessa casa Ananias varias historias mto interesente as musicas que ele cantaram foi mto bom de ouvir agradeço por nos receber mto bm e por explicar um pouco sobre a casa o mestre e muitas outras coisas.