segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A CASA NA BELA VILA


A Casa Mestre Ananias junto ao Instituto Goethe iniciam o projeto a Casa na Bela Vila na Vila Itororó. A proposta de ativação cultural faz parte do "Goethe na Vila", edital que contemplou 10 projetos para 2017, na promoção de ações focadas na dinamização e experimentação desse espaço.


A Vila Itororó, conjunto arquitetônico construído pelo português Francisco de Castro durante início do século XX (1922 a 1929), narra um importante trecho da história de São Paulo. Um conjunto de diversas casas com uma rua central e um palacete originalmente construído com materiais da demolição do antigo Teatro São José, teve em sua concepção uma visão comunitária e inusitada. Em sua estrutura surrealista foi construída a primeira piscina particular de uso público que integrou futuramente o Clube Eden Liberdade. Após 1940 Castro teve seu patrimônio tomado por credores e após sua morte em 1950, o local passou a se transformar em cortiço até a desapropriação daqueles que ali habitavam em 2011.

Ação de ativação cultural da Casa na Vila Itororó / 2009
A Casa Mestre Ananias participou ativamente do movimento de luta para a permanência dos moradores na Vila Itororó. É um privilégio iniciar um projeto como o Goethe na Vila para uma reativação cultural com olhar crítico e democrático de como pensar e ocupar os espaços públicos em uma cidade como São Paulo. 


Na foto ao lado, Mestre Ananias discursa a favor dos moradores junto a ex moradora e presidenta da extinta Associação dos moradores (AMAVila) da Vila Itororó.


Assim, retomaremos esse processo levando parte das atividades da Casa Mestre Ananias com crianças e jovens à Vila Itororó no período entre 15 de fevereiro até 14 de março.

Traremos a oportunidade do público se aproximar desse Bixiga Negro, sobretudo nordestino, a partir da comunidade da Capoeira e do Samba de Roda em torno da história do Mestre Ananias no bairro.

Aulas de Capoeira, Teatro, Dança, Artes e ensaios abertos de Samba de Roda serão oferecidas gratuitamente das 17h às 19h na Vila Itororó nesse período. Depois retomaremos normalmente as atividades na Casa Mestre Ananias.


Os ensaios de Samba de Roda do movimento "Garoa do Recôncavo" acontecerão aos sábados (18/fev e 04,11 /mar) das 13h às 16h. Será uma oportunidade para capoeiras, músicos e/ou simpatizantes de maior aprofundamento no universo do Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Serão oferecidas ações práticas nos instrumentos, canto e na dança com orientação do grupo.

As inscrições estão abertas, são gratuitas e limitadas às crianças e jovens nas aulas diárias. Aos sábados haverá limite de entrada (ordem de chegada) estabelecido pelas normas de segurança do Canteiro de Obras da Vila Itororó. Saibam mais pelo email info@uirapurubr.com.br

fotos: Brígida Rodrigues / Gabriel Borba / Leo Orestes

Nenhum comentário: