terça-feira, 17 de outubro de 2017

DA ESMOLA CANTADA AO DIA DO CARURU


E foi assim, Cosme Damião saiu para passear nas ruas do Bixiga pelo 2º ano visitando os moradores em um gesto de fé e generosidade.


No 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, a Casa Mestre Ananias junto aos Mestres Sambadores de Acupe / BA percorreram as casas de algumas famílias que acolheram essa cultura maravilhosa da Esmola Cantada.



Fica nossa gratidão por dividirem esse momento e nos receberem em suas casas, Pati/Tiago, Pai Francisco da Oxum, Dona Nair/Luzia, Família Taverna (Conchetta) e as benzedeiras do bairro Tia Eliza e Dona Inácia.



E após um dia todo caminhando e cantando por alguns kilometros embaixo de sol em homenagem a São Cosme Damião, Dona Maninha (aos 102 anos) e os Sambadores (na média dos 70 anos) no sábado foram cortar quiabo e preparar o Caruru aos que vivem em torno da Casa Mestre Ananias.

Muito obrigado Daniela por preparar sozinha o nosso almoço no dia da Esmola. 




E se "hoje é a vespa, amanhã é o dia" o segredo está aí... no preparo, nos cuidados e na entrega.





Seguindo o exemplo dos mais velhos alguns mais novos, bobos nem nada, obedecem certos princípios porque, para saber "certas coisas" antes precisamos saber "certas coisas".






E quem se mela no dendê saboreia outros sabores, sente outros cheiros, chora e sorri por motivos que nem sempre os olhos podem ver e as mãos podem tocar. 



Gratidão Mestre Ananias pelo legado herdado e aos mais velhos que nos honram a chance desse convívio. Também fica o agradecimento aos professores e membros da Casa pela força para continuar. 





A trupe de tearo "Os Naníacos" da Casa abrindo a Festa e quem fecha são os mais experientes com muito Samba de Roda do Garoa do Recôncavo e os Sambadores de Acupe.




Encerramos o projeto "São Paulo é Bahia Viva" pelo Ponto de Cultura com a XI Festa de São Cosme Damião. Porém o movimento continua como iniciado pelo nosso Mestre Ananias em 2000 na comunidade onde se estruturou nos últimos 10 anos, na Casa Mestre Ananias no bairro do Bixiga. 



fotos: Fabio Roussenq / Fê Guimarães / Giu LL

Nenhum comentário: