domingo, 1 de outubro de 2017

XI FESTA DE SÃO COSME DAMIÃO



Com muita satisfação receberemos no nosso Caruru o povo de Acupe, distrito de Santo Amaro da Purificação / BA. Pelo 3º ano consecutivo continuamos nesse processo de aprendizado, em busca de valores guardados pelo povo antigo.

Dona Maninha (e Ecinho_filho_no vídeo)
Dona Maninha aos 102 anos vem à frente dos Sambadores que a acompanham, já que o tempo de vida garante seu posto. Portanto, na certeza daquilo que não mais podemos viver, é pelos seus olhos, sua voz e seu gesto que reverenciamos os que nos antecedem.

Junto dela estão os Mestres Sambadores(eiras): Seu Antônio, Seu Nuca, Dona Zilda, Eloi e Toco. Quem os acompanha é nosso irmãozinho Mário, cuja paixão e entendimento o concebeu uma fraterna amizade e sua morada agora é Acupe. 




Fica a eterna gratidão ao nosso Mestre Ananias, quando em 2007 fizemos o 1º Caruru da Casa junto à criançada do bairro. Hoje continuamos em seu nome a Festa aos Ibejis que protegem as crianças e renovam nosso espírito através da brincadeira do Samba de Roda.

1º Caruru de São Cosme Damião da Casa Mestre Ananias
fotos: Borba e Brígida(2007)

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia. Vocês poderiam informar a idade da criança que desenhou o folder do evento? E se possível a cor da pele dela? Desde já grata!

Minhoca disse...

Saudações Patrícia!?

No canto direito do cartaz temos os nomes das crianças que, na aula de artes, fizeram os desenhos. Achei um tanto quanto curiosa sua pergunta, imagino que tenha uma atuação militante nas questões raciais. Seria um prazer conhecê-la e recebê-la em nossa Casa, assim poderá conhecer melhor nossas crianças bem como elas a você. Certo que será uma boa prosa, seja bem vinda!

Abraço

Rodrigo Mioca