segunda-feira, 27 de agosto de 2018

XII CARURU DE SÃO COSME DAMIÃO DA CASA


DOMINGO (dia 09 /set) as 14h nosso XII Caruru para São Cosme Damião tem a honra de receber pelo o 4º ano seguido os cuidados das sambadeiras e sambadores de Acupe - Recôncavo Baiano.



vídeo XI Festa de São Cosme Damião

Dona Maninha (aos 103 anos), Zilda, Joanice, Janinha, Elcinho, Nuca e Elói chegam acompanhados do nosso irmão Mário que agora mora em Acupe. Um presente nesse importante ciclo de São Cosme Damião da Casa Mestre Ananias.


Nossa primeira e uma das mais significativas festividades da Casa, congregam desde o processo educacional junto às crianças até a prioridade e valorização dos Mestres, guardiões dos saberes populares.

Ao lado, no centro da Roda do Samba formada pelos Mestres de Acupe, a  jovem maranhense Nicole que iniciou adolescente na Casa Mestre Ananias e hoje nos enche de orgulho em sua caminhada.



E dando continuidade ao projeto "Garoa do Recôncavo - São Paulo é Bahia Viva", essa temporada do Caruru de São Cosme Damião 2018 será repleta de ações de formação. O olhar estará para a Esmola Cantada, peditório popular que remonta a força e o convívio do sagrado e do profano nos valores da cultura negra no Brasil.


  • Quarta (05/set as 19h30) Estaremos no CPF do Sesc Bela Vista para a ação Esmola Cantada, o Samba de Roda e o Caruru de São Cosme Damião (grátis, clique acima para maiores informações e inscrição)
  • Quinta (06/set as 15h) Estaremos no Sesc Santo Amaro iniciando na Praça Floriano Peixoto (ao lado do sesc) e finalizando dentro da unidade apresentando a Esmola Cantada e o Samba de Roda (saiba mais clicando no link)
  • Sábado (08/set as 17h) Novamente no Sesc Santo Amaro porém somente dentro da unidade com a Esmola Cantada e o Samba de Roda


    • DOMINGO (09/set as 14h) XII CARURU DE SÃO COSME DAMIÃO na Casa Mestre Ananias.

    Conheçam um pouco de Dona Maninha e seu filho Elcinho que estarão conosco e sejam bem vindos!




    Viva São Cosme Damião e o espírito infantil que habita nosso íntimo e salve a todas as crianças desse Brasil.

    foto gabriel borba
    vídeo Maria Terra e Alessandra dos Santos (neta de D. Maninha)

    segunda-feira, 20 de agosto de 2018

    LANÇAMENTO 1º CD SAMBA PARAGUASSU


    DOMINGO próximo (26) a partir das 15h, a Casa Mestre Ananias tem o prazer de lançar por aqui o I CD de Samba de Roda "Paraguassu na Linha do Mar" - Eu já canto há muitos anos - 

    O II Encontro da Capoeira no Samba de Roda faz parte das ações propostas no movimento "Garoa do Recôncavo", com apoio do edital Culturas Populares - edição Leandro Gomes de Barros - 2017 (Minc)


    Mestre Jaime de Mar Grande mora em São Paulo há 15 anos e como Capoeira do Recôncavo Baiano não deixaria de trazer em sua bagagem o Samba de Roda. Assim, junto aos seus seguidores surge o grupo de Samba de Roda "Paraguassu na linha do Mar".

    Os irmãos Risadinha, Madeira, Jaime e Nenete de Mar Grande / BA

    Nessa ocasião de lançamento do registro, Mestre Jaime estará ao lado de seus irmãos vindos da Ilha de Itaparica / BA, Mestra(es) Nenete, Madeira e Risadinha, em uma temporada de "Chuva Fina, na Garoa Paulistana".

    O Samba de Roda, em sua expressão mais simples, cultivada nas festas e encontros familiares é o que teremos dessa família na Casa Mestre Ananias. Já são mais do que bem vindos!

    Fotos e arte cartaz: Paraguassu na Linha do Mar

    terça-feira, 14 de agosto de 2018

    ENSAIO ABERTO DE SAMBA DE RODA NA CASA


    O Samba de Roda "Garoa do Recôncavo" da Casa Mestre Ananias foi contemplado no Edital Culturas Populares - Edição Leandro Gomes de Barros - 2017 para desenvolver e fortalecer o seu movimento em torno desse Patrimônio Cultural da Humanidade (Unesco) deixado por Mestre Ananias em São Paulo.


    A ação propõe acesso, vivência e formação no Samba de Roda. Um projeto onde crianças, moradoras do centro de São Paulo, passam a vivenciar e se familiarizar com o Samba de Roda. Uma cultura de origem rural, onde seus saberes populares são ressignificados no ambiente urbano compondo um processo de formação.




    O Ensaio aberto do movimento "Garoa do Recôncavo" é intergeracional o que reforça e mantém o processo de transmissão oral do conhecimento. Assim, adultos, jovens e crianças brincam e aprendem o Samba de Roda juntos e valores de respeito e identidade são potencializados.


    Fica o convite a todos Capoeiras, Sambistas e quem mais queira se aprofundar nessa riqueza cultural. Uma música popular requintada, onde o ponteado da viola machete chama o passo miudinho, cheio de segredo e o dueto vocal amplifica a poesia popular, tudo isso em meio a uma batucada forte e contagiante.

    Seguimos nosso legado à disposição de quem quiser chegar!

    foto Leandro Couri
    fotos Giu de Luca

    segunda-feira, 6 de agosto de 2018

    TURISMO SOCIAL NA CASA MESTRE ANANIAS



    A Casa Mestre Ananias tem recebido grupos fechados do SESC, de escolas, estrangeiros, com diversos perfis e idades, em momentos de formação e difusão dos valores sócio culturais aqui desenvolvidos. 



    É um processo de imersão nos universos da Capoeira, do Samba e de resistência do povo negro, sobretudo nordestino, a partir do legado e da história do baiano Mestre Ananias em São Paulo. 


    Aqui o grupo foi recebido com almoço e o grupo "Sem Vintém" de Samba Choro 

    Oferecemos almoço seguido de Rodas de Capoeira e Samba de Roda onde entre uma prosa e outra, aprofundamos os valores da nossa comunidade em suas ações sociais e de formação no bairro do Bixiga.

    Fotos João Brás