quinta-feira, 20 de setembro de 2018

NO MÊS DOS IBEJIS TEM SIDO ASSIM

3ª Esmola Cantada para São Cosme Damião no Bixiga

No XII Caruru de São Cosme Damião (9/set) os pequenos tomaram conta dos processos, mas tiveram a chance de olhar os mais velhos brincando o mesmo brinquedo.

Uma das mais lindas Festas da Casa dos últimos tempos. Sem dúvida nenhuma, isso é resultado da união de gente simples e de coração dedicado com o propósito de envolver as crianças e manter o espírito da oferta.

Padre Rodinei (Igreja Achiropita) abençoando a Festa 
Recebemos a respeitosa benção do padre Rodinei da Igreja Nossa Senhora da Achiropita, padroeira do Bixiga, na abertura de um festejo negro e nordestino no nosso bairro.

Pedro e Ana Clara, representando MESMO!!

Como de costume os "Naníacos", trupe de teatro infantil da Casa Mestre Ananias, preparam os paulistanos que ainda não estão familiarizados com essa tradição, tão popular no Recôncavo da Bahia.

As crianças aqui na Casa Mestre Ananias, em um processo de formação educacional e sócio cultural, pensam e promovem a Festa junto aos adultos. Histórias sobre os Carurus e os Mestres baianos convidados regam o imaginário das crianças, que são conduzidos a um processo de valorização de identidade.



Além das experientes Sambadeiras de Acupe, que guiam o preparo do Caruru, tivemos envolvimento de muita gente da Casa Mestre Ananias e aqueles que dividem o mesmo território também auxiliaram muito em todo o processo da Festa. 


Porque é assim mesmo... "o segredo está para todos mas nem todos estão para o segredo"





Muitos são os valores que o processo de oferecer um Caruru de São Cosme Damião podem revelar aos que se entregam de verdade.

Dona Zilda, Joanice e nossa Emilene servindo o povo

Dona Maninha e Marina








Quando tudo ainda era um sonho, algumas de nossas "filhas" nos acompanhavam e hoje, entre muitas voltas sabem bem onde devem permanecer. 

Dona Janinha, D. Maninha e Nicole















E o tempo é o dono de tudo, é quem fortalece e define o que é necessário continuar. Agora o centro da Roda é disputado pela nova geração que mantém a caminhada daqueles que nos antecedem.

Isabely e Amanda

















Dona Janinha aos 88 anos



















Quero agradecer a todos que participaram dos processos meses antes, para que a Festa acontecesse de forma tão harmônica e participativa. Parabéns aos professores que dialogaram entre suas expressões artísticas, a coordenação dos nossos combinados e a participação dos responsáveis das crianças, além dos membros da nossa comunidade. Obrigado Alvinha e Zeca (pais de Júnio e Mário) pela acolhida do povo de Acupe em vossa residência. Também à parceria do Sesc CPF e Santo Amaro que viabilizaram a vinda das Mestras e Mestres, ampliando assim a difusão do conhecimento em suas unidades.



Com Deus na frente, a força dos Ibejis manteremos para 2019 a Esmola Cantada e o nosso Caruru com o apoio e a fé de todos vocês. Esse ano visitamos com a Esmola Cantada pensões, terreiros, restaurante e até a igreja. Obrigado Iolhanda, Tia Eliza (benzedeira mãe da Giu), Solang Taverna, Pai Francisco, Padre Bugaz junto à Pastoral Afro Achiropita e Lúcia por nos receberem em seus lares.

Capelinha Santo Antônio de Categeró - Benzedeira Tia Eliza
Fotos:
Zé Amaral / Giu de Luca / Letícia Ribeiro e João Brás

Nenhum comentário: