quarta-feira, 11 de setembro de 2019

XIII CARURU DE SÃO COSME DAMIÃO

Se aproxima um dos festejos mais fortes e significativos para a Casa Mestre Ananias. Dia 29 de setembro, a partir das 14h, o Bixiga sente o cheiro do dendê de longe e quem carrega o tempero é o pinicado da viola.

Herança de Mestre Ananias que, desde 2014 tem o reforço do povo de Acupe, Recôncavo da Bahia. É isso, nosso Caruru é a Bahia encarnada no centro de São Paulo e o Samba de Roda fala alto.

  Última Festa com Mestre Ananias

O sentido do Festejo permanece para o projeto, sendo conteúdo fundamental no processo de formação das crianças aqui da comunidade, que abrem a Festa com uma peça de Teatro. Esse ano passamos a trabalhar com a terceira idade, uma conquista que fortalece os princípios do projeto.

Nesse Caruru 2019 faremos pela 1ª vez a Reza de São Cosme Damião com Dona Rosália de Acupe, a última detentora desse saber na região. As rezas integram os processos que acompanham os Carurus na Bahia, cada vez menos comuns na sua região de origem, e primordiais na compreensão do Samba de Roda.

Padre da Igreja Achiropita abençoando a Festa

Dona Joanice, Dona Zilda, Dona Rosália, Elcinho e Elói são mais do que bem vindos. A relação de amizade que construimos nos últimos anos nos transforma e se expressa no Samba e nas ações da nossa Casa. São Paulo e a Bahia vivida por aqui agradecem a contribuição valiosa que nos presenteiam.

Concentração para a Esmola Cantada (veja o vídeo, click)

A 4ª Esmola Cantada acontecerá aqui na comunidade do Bixiga e como parceiros temos a força da comunidade e o apoio do Sesc São Paulo, que viabilizou a vinda das Mestras e Mestres para nosso XIII Caruru 2019. 

Programação Sesc - Campo Limpo - CPF - 24 de Maio


Dia 29 de setembro - XIII Caruru de Cosme Damião aqui na Casa - 14h

Nenhum comentário: