segunda-feira, 19 de maio de 2008

SÃO PAULO, O CORAÇÃO DO LUGAR

Os emboladores Sonhador (à esquerda) e Peneira num duelo de versos na rua XV de Novembro, centro de São Paulo. Nem a garoa paulistana é obstáculo para o entretenimento e diversão da platéia.
Foto: Brígida Rodrigues "Dilua"


O repórter Carlos Primo viu uma apresentação dos repentistas na Casa Mestre Ananias e resolveu conferí-los nas ruas.



A batida firme e cadenciada do pandeiro chama a atenção de quem transita pela rua. No meio de uma roda formada pela multidão, é possível se esgueirar em busca de um local privilegiado para apreciar o cantar dos poetas repentistas.

Como dois compadres, é embolando no coco, com o pandeiro nas mãos, que o pernambucano Peneira e alagoano Sonhador alegram e mantém atenta a platéia. Assistindo ao espetáculo, encontram-se representantes dos mais vários estados do Norte e Nordeste, turistas, jovens e apreciadores de boa música popular.

"Eu vou viajar, meu carro tá no embalo, quero conhecer São Paulo, o coração do lugar", escuta-se. São Paulo, terra de trabalho e oportunidades, que a dupla exalta e promove. Arte popular, ao ar livre para todos, seja na rua XV de Novembro, em frente ao Teatro Municipal ou qualquer lugar que os motive para um desafio musical no improviso.

Com malícia e astúcia, os notáveis repentistas são exímios na descrição das situações e das personagens da nossa metrópole multifacetada. No público, há quem sorri, outros apenas observam, em meio aos descontraídos e de bem com a vida. O espectador colabora com dinheiro se quiser e se puder, com uma singela moedinha ou com uma nota de valor ao comprar um CD da dupla.

O momento na roda, mesmo que breve, alivia as tensões do centro urbano numa cidade de contrastes e de passos apressados.

Quer conhecer mais sobre Peneira e Sonhador? Eles são personagens do filme
Saudade do Futuro, assim como nosso camarada Sebastião Biano, grande músico da Banda de Pífanos de Caruaru. O filme Cosmópolis também tem imagens dos emboladores.

Aproveite e passeie pelo centro de São Paulo, uma oportunidade para vê-los em ação bem de pertinho e se divertir bastante.

Nenhum comentário: