Fotos: Zé Amaral
Informe: Carlos Primo
Tikunas compartilham em São Paulo
os saberes que trouxeram de Manaus
Iniciou-se na Casa Mestre Ananias o ciclo de oficinas que integra a programação cultural "Saberes do Brasil". Nesta primeira apresentação em 6 de junho de 2008, compartilhamos a vibração dos índios Tikuna, vindos especialmente a São Paulo para o evento. Dançando com os rostos pintados (indicando os animais que representam seus clãs), eles cantaram em sua língua com entusiasmo e harmonia, pintaram o corpo de quem se interessasse e conversaram muito conosco.os saberes que trouxeram de Manaus
A produtora cultural Flávia Santos
se candidatou para a pintura corporal
O povo Tikuna é formado por 48 mil indivíduos, de acordo com o cacique Domingos, chefe da comitiva indígena. Ele e os 7 índigenas que compõem o grupo musical moram na cidade de Manaus, numa comunidade com cerca de 400 tikunas. A etnia tem origem nas selvas do Alto Solimões, região fronteiriça com Colômbia e Peru, países onde também habitam.
O cd Cantigas Tikuna Wotchimaucü e o artesanato que produzem também esteve à venda. O caldo de mandioca preparado por Fernanda deixou satisfeitos e também rendeu aplausos da empolgada platéia.
A platéia esteve atenta aos cantos em tikuna e à dança dos indígenas
Saiba mais sobre os indígenas brasileiros:
http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/voxscientiae/indigena_40c.htm
2 comentários:
E valioso preservar a cultura para que assim nao morra.QUE OS TICUNAS RESISTAM SEMPRE AO PRECONCEITO EA DISCRINAÇAO.
Que fantastica a apresentaçao voces estao maravilhoso ,parabens.beijos
Postar um comentário