quinta-feira, 19 de junho de 2008

VIVA SANTO ANTÔNIO! VIVA SÃO GONÇALO! FOLIA NO BIXIGA

Nelson Jacob saúda os moradores da casa de dona Luzia de Melo,
visitada durante o trajeto dos foliões pela rua Conselheiro Ramalho


Fotos: Brígida Rodrigues "Dilua"
Informe: Carlos Primo


As Folias de Santo Antônio e de São Gonçalo, lideradas pelo mestre violeiro Nelson Jacob, estiveram presentes na Casa Mestre Ananias na noite de 16 de junho. Nelson, de 77 anos, e mais 9 foliões vieram especialmente de Minas Gerais para participar da programação cultural "Saberes do Brasil". Eles cantaram e tocaram seus instrumentos com devoção e espiritualidade, envolvendo os espectadores em um ambiente de paz e muita harmonia.

Santo Antônio é o santo casamenteiro, assim todos o conhecemos. São Gonçalo é o protetor das "donzelas" e dos violeiros. A devoção pelos santos é herança de nossa colonização por Portugal, terra natal de ambos.

Anterino canta com fervor

Em diversas cidades de Minas Gerais, as festas em homenagens aos Santos são tradicionais e mobilizam a população. Na comitiva dos músicos mineiros presentes à Casa Mestre Ananias, havia moradores de Jequitibá, Prudente de Morais, Santana de Pirapama e Campo Alegre. Anterino Duarte, hoje com 61 anos e folião desde os 14, é um dos cantores do grupo e desenvolveu uma técnica vocal que se destaca entre os seus companheiros. Diz sempre terem convites para uma folia, não só nos dias dedicados aos santos, mas também quando alguém quer homenagear o santo por uma promessa atendida.



Mestre Ananias esteve firme e ativo desde o início, quando comandou um samba de roda durante a espera dos convidados. No início da apresentação, Nelson Jacob homenageou Mestre Ananias ao pedir que ele segurasse os estandartes com as imagens dos santos. Permaneceu nos esperando na Casa enquanto visitávamos nas vizinhanças a residência de dona Luzia de Melo, avó de nosso companheiro Fábio Santos. Dona Luzia demonstrou satisfação com esse privilégio e ficou emocionada com a visita.

Momento único para todos nós. Obrigado, foliões de Minas, pela energia trazida à Casa Mestre Ananias!

Nenhum comentário: