quarta-feira, 23 de julho de 2008

CAPOEIRA É OFICIALMENTE RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO


O nosso Mestre Ananias, aos 83 anos, é a expressão maior da capoeira em São Paulo

Foto: Brígida Rodrigues - Di Lua


Em 1972, o Ministério da Educação e Cultura reconheceu a capoeira oficialmente como esporte. Agora, desde o dia 15 de julho de 2008, a capoeira é Patrimônio Cultural Brasileiro e registrada como Bem Cultural de Natureza Imaterial.

Em reunião realizada na cidade de Salvador (ver post de 1 de julho), as inscrições do Ofício dos Mestres de Capoeira no Livro dos Saberes e da Roda de Capoeira no Livro das Formas de Expressão foram aprovadas pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nós aqui de São Paulo, da Casa Mestre Ananias, saudamos a ação dos fomentadores culturais e das autoridades governamentais em prol da valorização da capoeira em todo o Brasil. O conhecimento e a experiência dos mestres da capoeira é um patrimônio inestimável. Esperamos que, na imensidão de nosso país, a capoeira tenha efetivo incentivo e apoio financeiro. Sabemos que um enorme contingente de mestres reside hoje no exterior (representando a cultura do Brasil em mais de 150 países), por encontrarem melhores perspectivas de desenvolver o trabalho com a capoeira em terras estrangeiras.

Saudações a Mestre Ananias, que desde a sua chegada à cidade de São Paulo nos anos 50 faz da capoeira um exercício de saúde, alegria e desenvolvimento das capacidades do indivíduo. Parabéns a todos os mestres e a quem acredita na capoeira!

Mais detalhes no link:
http://www.cultura.gov.br/site/2008/07/16/capoeira-patrimonio-cultural-brasileiro/

Nenhum comentário: