Fotos: Brigida Rodrigues "Di Lua"
Texto: Carlos Primo Vaz
Ananias Ferreira chegou a São Paulo há mais de meio século, com determinação e coragem para vencer os desafios que a grande metrópole iria lhe apresentar. Com fé em Deus e a força dos orixás, Mestre Ananias saiu da tranquila São Félix (BA) em 1953 para enfrentar o ambiente hostil e cinzento de São Paulo com a música e a capoeira. Aqui Mestre Ananias encontrou o ambiente adequado para desenvolver o seu trabalho artístico e criar a família.
Em 29 de novembro, numa tarde de sábado, comemoramos com grande entusiasmo os 84 anos de nosso mestre Ananias Ferreira. A sabedoria e o bom senso de Mestre Ananias é fundamental para nortear o curso das atividades e a conduta dos indivíduos na casa inaugurada em sua homenagem, há um ano e meio com as portas abertas para ensinar capoeira aos interessados.
Sua saúde fragilizada (o mestre esteve internado por alguns dias, recentemente, para cuidar dos pulmões) não o impede de se deslocar toda terça da Cidade Tiradentes para o Bixiga para comandar a roda de capoeira da casa. Sempre observador e indo direto ao assunto, Mestre Ananias cobra o empenho e a atenção dos presentes aos encontros, exigindo atenção para o coro cantar afinado e a roda "pegar no breu".
A roda de capoeira foi bem animada nesse sábado festivo, com a presença dos amigos e frequentadores habituais. Ao cortar o bolo, após os parabéns, Mestre Ananias reforçou o apreço pela companhia de Rodrigo Minhoca, a quem afirmou ser "como um filho" para ele. Também foram ditas algumas palavras por Mestre Brasília, aprovando o trabalho desenvolvido pela Casa Mestre Ananias e saudando o mestre.
O tradicional samba de roda rolou no final da tarde, para o agrado das moças que se vestem com calças compridas para jogar capoeira e depois as trocam pelas coloridas saias.
Muitos anos de vida e muita energia para Mestre Ananias, o nosso mestre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário