sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ARTE E TRADIÇÕES CULTURAIS EM CARTAZ NO MUSEU AFRO BRASIL

O Nego Fugido é manifestação popular do Recôncavo Baiano. Durante o mês de julho, homens pintados com carvão e vestidos com palha brincam e encenam a luta contra a escravidão colonial, personificados em escravos, capitães do mato e senhores de engenho.
(foto de Adenor Gondim, reproduzida no material de divulgação do evento).


Neste sábado, 21 de novembro, haverá programação especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra em São Paulo. A cultura popular estará em cena, no Parque do Ibirapuera, com a apresentação de Os Cão de Jacobina (17h) e Nego Fugido (18h). Quem promove os espetáculos é o Museu Afro Brasil, instalado desde sua inauguração, em 2004, no Pavilhão Manoel da Nóbrega (que já foi sede da prefeitura paulistana, por alguns anos).

No dia 20 de novembro de 1695, foi assassinado por sertanistas o líder do Quilombo de Palmares, Zumbi. Durante aproximadamente cem anos de existência, o quilombo foi alvo de mais de 60 investidas militares, até a total destruição de seus mocambos no início do século XVIII.

Em memória da luta do escravo negro contra a opressão, esta data é feriado em algumas cidades brasileiras, incluindo São Paulo. 

Além da programação especial desta sexta e sábado, há mostras provisórias e o acervo permanente em exposição. Atualmente, estão em cartaz a instalação Oriki in Corpore, a mostra Os Mágicos Olhos da América, as esculturas de Mestre Didi e as fotos de Mario Cravo Neto.

Confira horários e a localização do museu clicando aqui.

Nenhum comentário: