segunda-feira, 30 de novembro de 2009

VIVA A CAPOEIRA! MESTRE ANANIAS FERREIRA COMEMORA 85 ANOS!

Esta imagem foi reproduzida no catálogo de Balbina de Iansã, a primeira peça teatral de Mestre Ananias com o dramaturgo Plínio Marcos, em 1970 (as fotos desse catálogo são de Vicente Parisi e Bia Parreiras).

Nesta semana, Mestre Ananias completa 85 anos de muito trabalho com a cultura do Brasil! Como foi prometido pela redação do blog, apresentamos a você, internauta, uma foto do Mestre (quando tinha em torno de 46 anos) e seus "meninos". No agogô, Paulinho Carrera; nos atabaques Mestre Ananias (rum), Narciso Fonseca (rumpi) e Vadinho (lê).


Texto: Carlos Primo Vaz
"Trabalhei em todos os palcos da cidade",  fala Mestre Ananias ao repórter. Ele conviveu e trabalhou com nomes de expressão na cultura nacional e no samba de São Paulo (confira um pouco dessa história nas postagens de 06/1118/11). 

Nas encenações de Plínio Marcos, Mestre Ananias tinha uma responsabilidade grande: "Eu tocava de tudo, meu filho: capoeira, candomblé e samba de roda", diz. Também esteve presente e atuante no Teatro Popular de Solano Trindade, renomado poeta e artista afrobrasileiro (aguarde postagem sobre o tema). 

Seu reconhecido talento como ritmista o fez presente na trilha sonora do filme "O Pagador de Promessas" (baseada na criação  do dramaturgo Dias Gomes) que, entre outros importantes prêmios, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes (França), em 1962. Quem intermediou esta trabalho do Mestre foi o ator e diretor teatral Flávio Rangel, que encenou a peça "O Pagador de Promessas" no TBC - Teatro Brasileiro de Comédia (situado no Bixiga), em 1960, com Mestre Ananias no elenco. Assistir à encenação desta peça foi o momento decisivo para Anselmo Duarte (o diretor do filme) decidir levar esta história às telas do cinema.

Hoje, no Bixiga, a Casa Mestre Ananias atende à comunidade local, oferecendo o aprendizado da capoeira, da música e da cidadania a dezenas de garotos e jovens, sob a supervisão e conselhos valiosos do Mestre.

O legado cultural, a experiência e sabedoria de Mestre Ananias Ferreira contribuem efetivamente para a valorização das tradições brasileiras, em todo o mundo. Parabéns, Mestre! 

Fique de olho nas novas postagens! Em breve, as fotos da comemoração dos 85 anos de Mestre Ananias. 

Nenhum comentário: