quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ê CAMPO DE BATALHA, CAMARÁ!

Ainda há Capoeiras que correm rodas... acima, registro fotográfico do dia 16/08, em um dos tantos encontros com nosso Mestre Ananias às terças-feiras.

Por Rodrigo Minhoca

Uma roda realmente popular de Capoeira é ambiente para poucos entre os praticantes da arte. São eles os que saem do conforto e se permitem conhecer os segredos da rua, enfrentar uma vida livre de regras pré-definidas e instituídas para controlar e atender ao mercado. Este sim, o mercado e suas tendências, pode ser dividido entre estilos e novas tradições, agora os Capoeiras... não. Somos guerreiros e estamos juntos e misturados. Aprendemos a respeitar e admirar as nossas diferenças. Por isso, nos encontramos aqui na Casa Mestre Ananias, na Praça da República e em algumas rodas de Capoeira pela Grande São Paulo.

Mestre Ananias irradia o espírito da Capoeira, e sua presença marca de forma amistosa ou não, assim como a vida se apresenta. Sua dinâmica na roda de Capoeira propõe contradições, arma e desarma situações que despertam o guerreiro interno de cada um. Quem passa a conviver o dia a dia, roda a roda, entende tudo isso. Se tantos são seus alunos é porque Ananias não é Mestre de um grupo e sim da Capoeira.


A Revista Caros Amigos fez uma reportagem com Mestre Ananias, que tem um pouco de sua história documentada aqui em nosso blog, em textos, vídeos e hiperlinks. São muitas as lembranças de Ananias no decorrer dos seus 86 anos.
Acima, nosso querido mestre é fotografado ao lado de Mestre Zumbi, outro grande guerreiro da Capoeira Paulistana. Clique no link a seguir e confira parte do texto publicado na revista impressa: Mestre Ananias está na Revista Caros Amigos de agosto/2011

(fotografias de Zé Amaral)

3 comentários:

Cenorinha Alexandre disse...

PENA QUE POUCOS VALORIZÃO A CULTURA COMO REALMENTE ELA DEVERIA SER.PENA QUE POUCOS DÃO VALOR A CULTURA VIVA... "MESTRE ANANIAS"

Claudia de Paula disse...

Alguém pode me explicar pq eu não saí na foto? Confessem que esperaram eu ir ao banheiro para tirar...confessem!!!rs

Mario Alves disse...

Eita tempo Bom