quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ê CAMPO DE BATALHA, CAMARÁ!

Ainda há Capoeiras que correm rodas... acima, registro fotográfico do dia 16/08, em um dos tantos encontros com nosso Mestre Ananias às terças-feiras.

Por Rodrigo Minhoca

Uma roda realmente popular de Capoeira é ambiente para poucos entre os praticantes da arte. São eles os que saem do conforto e se permitem conhecer os segredos da rua, enfrentar uma vida livre de regras pré-definidas e instituídas para controlar e atender ao mercado. Este sim, o mercado e suas tendências, pode ser dividido entre estilos e novas tradições, agora os Capoeiras... não. Somos guerreiros e estamos juntos e misturados. Aprendemos a respeitar e admirar as nossas diferenças. Por isso, nos encontramos aqui na Casa Mestre Ananias, na Praça da República e em algumas rodas de Capoeira pela Grande São Paulo.

Mestre Ananias irradia o espírito da Capoeira, e sua presença marca de forma amistosa ou não, assim como a vida se apresenta. Sua dinâmica na roda de Capoeira propõe contradições, arma e desarma situações que despertam o guerreiro interno de cada um. Quem passa a conviver o dia a dia, roda a roda, entende tudo isso. Se tantos são seus alunos é porque Ananias não é Mestre de um grupo e sim da Capoeira.


A Revista Caros Amigos fez uma reportagem com Mestre Ananias, que tem um pouco de sua história documentada aqui em nosso blog, em textos, vídeos e hiperlinks. São muitas as lembranças de Ananias no decorrer dos seus 86 anos.
Acima, nosso querido mestre é fotografado ao lado de Mestre Zumbi, outro grande guerreiro da Capoeira Paulistana. Clique no link a seguir e confira parte do texto publicado na revista impressa: Mestre Ananias está na Revista Caros Amigos de agosto/2011

(fotografias de Zé Amaral)

3 comentários:

Cenorinha Alexandre disse...

PENA QUE POUCOS VALORIZÃO A CULTURA COMO REALMENTE ELA DEVERIA SER.PENA QUE POUCOS DÃO VALOR A CULTURA VIVA... "MESTRE ANANIAS"

Anônimo disse...

Alguém pode me explicar pq eu não saí na foto? Confessem que esperaram eu ir ao banheiro para tirar...confessem!!!rs

Unknown disse...

Eita tempo Bom