No Brasil, quem vê um berimbau faz associação direta ao jogo da Capoeira. Agora... para quem tem a Capoeira como identidade, jeito de viver, esse instrumento vai além... é símbolo de transformação. Ao empunhar um berimbau nos dotamos de força, postura, coragem e sobretudo respeito aos que nos antecedem, guerreiros que lutaram. Hoje honrar essa luta é nosso dever no caminho de um mundo mais digno.
Mestre Ananias é a encarnação desse espírito, não há Capoeira que não diga de boca cheia "Convivi muitos anos, lado a lado, com Mestre Ananias", seja na Praça da República ou hoje nas rodas livres da sua Casa. Também é unânime o reconhecimento de sua exigência quanto ao ritmo, um talento e requinte ímpar, como poucos na história da Capoeira.
Valorizando essa riqueza, a Casa Mestre Ananias a partir de hoje investe em fabricar e vender berimbaus com a afinação exigida pelo Mestre. Claro que não se trata de uma produção em série, mas uma fabricação especial somente àqueles que buscam conhecimento, a magia e os segredos através do ritmo da Capoeira.
Sobre encomendas sejam bem vindos à nossa roda semanal toda 3ª feira ou entre em contato por email.
Berimbaus encomendados fabricados no tempero da Casa Mestre Ananias |
Na África encontramos os ancestrais do nosso berimbau em variações muito criativas, nem sempre tão íntimas à nossa Capoeira. Mais sobre a música tradicional africana clique aqui
Fotos Zé Amaral e Fê Guimarães
Um comentário:
Salve Minhoca! Sou o Formado China de Ruy Barbosa - BA. Morei em Sampa mas infelizmente nunca fui na roda da República, porém sou um grande simpatizante do estilo do Mestre Ananias, sempre variando no gunga e elevando o ritmo do toque de angola. Eu só gostaria de saber como é a afinação, pois é essa que tenho dificuldade para fazer igual. Um axezão da Bahia!
Postar um comentário