A partir do dia 16 de agosto integrantes da Casa Mestre Ananias participarão desse intenso movimento em torno do Samba de Roda do Recôncavo Baiano realizado pela ASSEBA - Associação do SAMBADORES e SAMBADEIRAS do Estado da Bahia.
A 1ª edição do evento aconteceu no ano de 2005 no IV Mercado Cultural em Salvador com a presença de 16 grupos de samba de roda. A II Mostra, além de 13 grupos do Samba do Recôncavo, teremos o diálogo com outras manifestações populares, também Patrimônios Culturais do nosso povo, como o Jongo (sudeste RJ/SP), além do Coco (nordeste PB) e o Carimbó (norte PA) em vias de reconhecimento.
Segundo a idealizadora, produtora e pesquisadora do Samba de Roda Katharina Doring, muito samba de roda está previsto, porém o evento propõe um seminário com rodas de conversa, palestras e discussões sobre os caminhos da produção cultural relacionada à cultura popular. Reflexões sobre questões sociais e estéticas das manifestações são fundamentais para sua continuidade e importância e serão a pauta principal da II Mostra de Samba de Roda (saiba mais clicando aqui)
Como a discussão pretende falar em intercâmbio e São Paulo é a 2ª capital baiana do país estaremos presentes e dispostos a contribuir para o desenvolvimento do que escolhemos viver como nossa identidade: O Samba de Roda do Recôncavo Baiano.
Janeiro de 2012 em São Brás... encontro dos irmãos João do Boi e Alumínio com Domingos Preto e Cebolinha de Santiago do Iguape. foto Nancy Viegas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário