domingo, 28 de dezembro de 2008

GRUPO ROMANÇO TOCA OS RITMOS DO BRASIL NA CASA MESTRE ANANIAS



A temporada 2008 do Projeto Cultural Saberes do Brasil na Casa Mestre Ananias foi encerrada em grande estilo com a apresentação do grupo Romanço em 24 de novembro.


Fotos: Brigida Rodrigues "Di Lua"
Texto: Carlos Primo Vaz

Nessa noite alegre e descontraída, o grupo Romanço apresentou cantigas de folias de reis e de boi-bumbá, cirandas, xotes, entre outros ritmos da musicalidade brasileira. O Romanço é liderado pelo cantor, compositor e instrumentista Ricardo Dutra (na foto abaixo, tocando rabeca). Fazem também parte do Romanço os músicos Aline Mariani (voz), Adriano Sales (percussão e cavaquinho), Léo Gonçalves (baixo e violão) e Michel Machado (caixa de folia).

O Romanço tocou apenas composições próprias na Casa Mestre Ananias. O grupo está na estrada desde 2007 e tem a honra de ter sido batizado por Ariano Suassuna. O escritor paraibano, atendendo a pedidos dos músicos, escolheu o nome após acompanhar uma apresentação, e o nomeou Romanço por remeter às origens da língua portuguesa (bem de acordo com a autenticidade e valorização da cultura popular realizada pelo grupo). "Ariano disse que estava se sentindo em casa neste evento em nossa cidade e batizou o grupo", disse Dutra.

Durante o evento, os músicos de Guarulhos (SP) também mostraram suas habilidades em manipular bonecos. O Miota, o Jaraguá, a burrinha Primavera e o Boi levaram a garotada à euforia com suas performances.



Com o Samba Chula de São Brás
Músico talentoso e comunicativo, o jovem Ricardo Dutra havia ganho dias antes uma ótima oportunidade para se aprimorar como artista. Ele estava presente à apresentação do Samba Chula de São Brás na Casa Mestre Ananias, em 19 de novembro, quando foi convidado pelos músicos baianos para se juntar ao grupo na turnê que fariam por São Paulo naquela semana (o violeiro do grupo não pôde embarcar para a capital paulistana, desfalcando o elenco). Nesse dia 19, o capoeira e designer Candi Glugovskis tocou sua viola-de-machete com o Samba Chula, aos quais também Ricardo Dutra se uniu para as apresentações posteriores na cidade.

Como curiosidade vale registrar que, entre as diversas apresentações artísticas deste ano na Casa Mestre Ananias, esta foi a única que utilizou microfones, amplificadores e instrumentos eletrônicos.

Agradecimentos à Tania Bustamante, à Flávia Santos, ao Marcelo Manzatti, ao restaurante Brasil a Gosto e à Redecard por viabilizarem este projeto cultural, que trouxe à Casa Mestre Ananias neste 2008 a riqueza das expressões culturais do Brasil e uma oportunidade única de vivência, troca de experiências e conhecimento. Parabéns a todos que participaram e fizeram parte do projeto cultural Saberes do Brasil 2008!

Nenhum comentário: