sexta-feira, 5 de março de 2010

PERCORRENDO AS TRILHAS DO SAMBA DE RODA NO RECÔNCAVO BAIANO

 
Viajar à Bahia para vivenciar a cultura popular foi a ideia posta em prática por companheiros da Casa Mestre Ananias neste começo de 2010 (na foto, a sambadeira Lindaura, em São Francisco do Conde) .

Fotografias: Fernanda Guimarães, Maíra Carbonieri e Marcelo Finco

2010 começou bem ensolarado e na cadência do samba, para os integrantes da Casa Mestre Ananias em férias no Recôncavo Baiano.

Um momento para Fernanda, Rodrigo e Rica curtirem a natureza e vivenciarem os saberes e as tradições de nossa rica cultura popular, em terras onde se ela origina e se mantém viva. Em um ambiente que contrasta com o frenético movimento da metrópole paulistana, a estadia na Bahia é também uma extensão das atividades que eles (residentes em São Paulo) desenvolvem no dia-a-dia da Casa Mestre Ananias. 

O itinerário dos companheiros pela Bahia teve início pela Ilha de Itaparica, onde anualmente realiza-se o evento "De Vento em Popa", do amigo Mestre Jaime de Mar Grande. Capoeira, samba de roda, muita cultura e "o lindo Terno das Rosas" para entreter a todos. A seguir, hospedados com muita atenção por Fernando, o reencontro com o Samba Chula de São Brás (dos irmãos Alumínio e João do Boi), tendo acolhida como filhos pelos nossos amigos sambadores. 

Ainda houve um longo caminho a ser percorrido: Teodoro Sampaio, Berimbau, Santiago do Iguape, Cachoeira, São Félix, Maragogipe, Maracangalha, Amélia Rodrigues e São Francisco do Conde.

Veja aqui as imagens registradas neste janeiro pelos felizes viajantes da Casa Mestre Ananias e "comitiva", junto aos sambadores do Recôncavo Baiano:

 
Em Maragogipe, Manoel do Véio (à esquerda) escuta atento as palavras de Rodrigo, junto a Paulo, do Samba de Maragogó, e Rica, nosso professor de violão.

Em Amélia Rodrigues, Rica acompanha a levada de Vanjú com a viola-de machete.

 
Rodrigo Minhoca com Manteguinha, sambando no anoitecer em Itaparica. 

 As sambadeiras de São Francisco do Conde: as "donas" Railda, Didi, Tudinha e Irene.

 
Zeca Afonso e Aurino soltam o verso em São Francisco do Conde.

 "o lindo Terno das Rosas de Gamboa"


Aniversário do Blog - O nosso blog ingressa no 3º ano de existência neste 05 de março de 2010. Saudações ao mestre e a todos que acreditam no projeto Casa Mestre Ananias.

Um comentário:

RATTU disse...

Interessantissima viagem!!!

axé!